Início Pindamonhangaba Pinda fecha 1º semestre com uma das maiores quedas de mortes no...

Pinda fecha 1º semestre com uma das maiores quedas de mortes no trânsito do Estado de São Paulo

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A quarentena e o consequente isolamento social, aliados às boas ações do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba, provocaram uma significativa queda no número de acidentes de trânsito e também de mortes nas vias municipais e estradas que cortam município, segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Com uma frota de aproximadamente 100 mil veículos e com diversas rodovias (estaduais e federal) cortando a cidade, Pindamonhangaba vem implementando uma série de ações que buscam eliminar conflitos em vias municipais de maior incidência de acidentes.

Analisando o primeiro semestre de 2020 comparando com o mesmo período do ano passado a queda no registro de acidentes de trânsito foi de 24% (428 acidentes no ano passado e 326 nos meses de janeiro a junho deste ano). No Vale, a queda do número de acidentes de trânsito foi menor, 19%.

Quando analisado o número de mortes a queda é ainda mais significativa, chegando a 70%. No primeiro semestre de 2019, o município registrou 24 vítimas fatais em acidente de trânsito, contra apenas sete óbitos em 2020. Se excluir desse número as 10 vítimas fatais do acidente com ônibus com turistas que retornavam de Campos do Jordão (registrado em 9 de junho de 2019), a queda permanece significativa, 50%.

No Estado a queda foi de 11% e na região metropolitana do Vale do Paraíba o recuo chegou a 21%. Em 2019, de janeiro a junho, 184 pessoas morreram em acidentes de trânsito na região e neste ano o número de vítimas foi de 146. O Vale do Paraíba foi a quarta de 16 regiões do estado de São Paulo com o maior percentual de queda nas mortes em acidentes, atrás de Franca (-32%), Presidente Prudente (-28%) e Central (-26%). Pindamonhangaba superou percentualmente todas as regiões.Acessando o Painel do Infosiga do governo paulista, verifica-se que neste mês de junho a cidade não registrou acidente de trânsito com vítima fatal. Dos 76 acidentes de trânsito registrados em junho, 11 foram na região leste, nove no Distrito de Moreira César e quatro na região oeste do Araretama.

Os trechos apontados com maior incidência de acidente em junho foram: Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso (altura da Praça São Benedito – com sete ocorrências), esquina da rua Antônio Augusto Rodrigues e São José (Campo Alegre – com sete acidentes) e a rotatória do Distrito Industrial Dutra (com 6 ocorrências).


Publicidade