Início Variedades Novo jogo gratuito do Instituto CCR ensina crianças sobre cuidados no trânsito

Novo jogo gratuito do Instituto CCR ensina crianças sobre cuidados no trânsito

Personagem Responsa e as “Más Ideias” vêm das rodovias para o site do Caminhos para a Cidadania em atividade que ensina as atitudes corretas aos pequenos

O programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e apoio da CCR NovaDutra, lança um novo game educativo para mostrar às crianças cuidados necessários no trânsito e atitudes de cidadania. Pela primeira vez, o Responsa, mascote oficial de campanhas de segurança no trânsito do Grupo CCR, vai ao mundo virtual para se unir ao Lucas e à Luiza, personagens do Caminhos para a Cidadania, e combater as Más Ideias.

Elas representam atitudes erradas no trânsito, como uso indevido do smartphone, veículos sem segurança, preguiça, sono, direção perigosa e união de bebida alcoólica e direção.

Publicidade

A ação faz parte de uma das atividades do programa Caminhos para a Cidadania que são abertas para todos que tiverem interesse em proporcionar às crianças o ensino da cidadania de forma divertida. Para aprender brincando, é só clicar neste link e iniciar o “Jogo do Trânsito – Nível 3”. O game é gratuito e livre para todas as idades.

“Estamos levando para o mundo virtual o mascote Responsa para se unir ao Lucas e à Luiza, que são os personagens do programa. Dessa forma mais interativa, o jogo busca repassar a importância da cidadania e das normas de trânsito para os alunos 4º e 5º anos da rede pública de ensino”, afirma Ariane Teles, Agente de Sustentabilidade do Instituto CCR e coordenadora da iniciativa.

O Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos dos 4º e 5º anos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana às escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos.

Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos, mas, devido a pandemia, o cronograma sofreu alterações. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. Na via Dutra, o programa é realizado pelo Instituto CCR e tem o apoio da CCR NovaDutra.