Início Pindamonhangaba Hasteamento das bandeiras comemora 315 anos de Pindamonhangaba

Hasteamento das bandeiras comemora 315 anos de Pindamonhangaba

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

Pindamonhangaba comemora nesta sexta-feira (10), seu 315º aniversário de emancipação político administrativa. Foi realizado nesta manhã, o Hasteamento das Bandeiras e a Execução dos Hinos Nacional e do Município, no Obelisco e Marco Zero da Praça Monsenhor Marcondes.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cidade não pode realizar eventos que gerem aglomeração de pessoas – já que a melhor forma de conter o vírus é o distanciamento social. Desta forma, para marcar as comemorações de aniversário da cidade, foi feita uma solenidade simples, adaptada, de hasteamento das bandeiras.

O tradicional hasteamento das bandeiras foi feito às 8 horas, com a presença do coronel Conrado José Sales Mororó, comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate Borba Gato (pavilhão nacional); prefeito Isael Domingues (pavilhão de Pindamonhangaba); vereadora Gislene Cardoso (pavilhão do Estado de São Paulo), além do comandante da 11ª Cia de Engenharia de Combate Leve, Capitão Thales Coelho Sérvio, e comandante da 12ª Cia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel, Capitão Heverton Medeiro de França. Também estiveram presentes o vice-prefeito Ricardo Piorino, o vereador Jorge da Farmácia, vereador Roderley Mioto, secretários, secretários adjuntos, diretores e assessores da administração municipal. 

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Todos os presentes, inclusive a imprensa, foram previamente lembrados da obrigatoriedade do uso de máscaras e foi solicitado a todos que mantivessem o distanciamento durante a solenidade. Desta vez, e para garantir a segurança e prevenção, a Corporação Musical Euterpe não se apresentou na solenidade. Os músicos prepararam a apresentação dos hinos de Pindamonhangaba e nacional em vídeo, que foi transmitido pelo facebook, instagram e youtube oficiais da Prefeitura, mantendo, assim, sua participação remota e homenagem à Princesa do Norte.

Após o término da solenidade de hasteamento, as bandeiras foram arriadas a meio mastro, já que o Estado de São Paulo se encontra em luto oficial, devido às mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus, e a Praça Monsenhor Marcondes voltou a ser interditada.

 Conforme lembrou o prefeito Isael Domingues, neste ano teríamos muita coisa boa para comemorar, mas o momento pede que cada um cuide do outro. “Vamos nos proteger e proteger o próximo para que daqui a pouco a gente possa usufruir de muita coisa boa que Pinda conquistou. Vamos celebrar com civismo, com o coração, é o mínimo que podemos oferecer a tantos que partiram e tantos que estão com saudades. Se puder fique em casa e se for sair, se proteja”, declarou.

A Prefeitura de Pindamonhangaba suspendeu todas as atividades culturais, esportivas e turísticas realizadas tradicionalmente no mês de julho. “A Corrida 10 de Julho e os grandes shows no Parque da Cidade que todos os anos comemoramos juntos, neste ano foram suspensos. Determinamos que os recursos utilizados para esses eventos fossem transferidos para a área da saúde, viabilizando ações para enfrentarmos o vírus”, afirmou o prefeito Isael Domingues.


Publicidade