Início Variedades Como a inteligência artificial, a ciência e a tecnologia de dados são...

Como a inteligência artificial, a ciência e a tecnologia de dados são usadas para combater a pandemia

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Em uma pandemia global como a COVID-19, ferramentas tecnológicas ajudam a sociedade a lidar efetivamente com o surto

As novidades no mundo da tecnologia aparecem a todo momento. Inventar coisas e solucionar problemas do nosso cotidiano estão entre as tarefas mais instigantes da humanidade. Tornar a vida das pessoas mais fácil e prática estão entre os avanços tecnológicos. Mostrar essas transformações é uma das missões do site Tecnonotícias.

A inteligência artificial tem sido utilizada para rastrear o vírus, ao analisar notícias, plataformas de mídia social e documentos do governo. Um exemplo disso é a empresa de inteligência artificial Infervision, que lançou uma solução de IA de coronavírus que ajuda os profissionais de saúde da linha de frente a detectar e monitorar a doença com eficiência.

Os departamentos de imagem nas unidades de saúde estão sendo avisados com o aumento da carga de trabalho criada pelo vírus. Esta solução melhora a velocidade do diagnóstico. A gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba também construiu um sistema de diagnóstico com inteligência artificial que eles afirmam ter 96% de precisão no diagnóstico do vírus em segundos.

Além dos avanços para detectar os enfermos, um sistema criado para identificar o aumento de pacientes também tem sido fundamental. O aplicativo desenvolvido pela Ant Financial ajuda a acelerar o processamento de cadastros e reduz a quantidade de interação cara a cara entre pacientes e funcionários do hospital.

Uma das maneiras mais seguras e rápidas de obter suprimentos médicos para onde eles precisam ir durante um surto de doença é com a entrega de drones. A empresa Terra Drone está usando seus veículos aéreos não tripulados para transportar amostras médicas e material de quarentena com risco mínimo entre o centro de controle de doenças do condado de Xinchang. Os drones também são usados para patrulhar espaços públicos, rastrear a não conformidade com os mandatos de quarentena e para imagens térmicas.

Os robôs não são suscetíveis ao vírus; portanto, eles estão sendo implantados para concluir muitas tarefas, como limpar e esterilizar e fornecer alimentos e medicamentos para reduzir a quantidade de contato humano-humano. Os robôs UVD da Blue Ocean Robotics usam luz ultravioleta para matar autonomamente bactérias e vírus. Na China, a Pudu Technology implantou seus robôs que normalmente são usados no setor de catering em mais de 40 hospitais em todo o país.

A Tencent opera o WeChat e as pessoas podem acessar serviços de consulta de saúde on-line gratuitos por meio dele. Os chatbots também têm sido ferramentas de comunicação essenciais para que os provedores de serviços do setor de viagens e turismo mantenham os viajantes atualizados sobre os mais recentes procedimentos e interrupções de viagens.


Publicidade