Início Taubaté Taubaté testa moradores de rua contra coronavírus

Taubaté testa moradores de rua contra coronavírus

REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados
Publicidade

A equipe do Consultório na Rua da Prefeitura de Taubaté promove na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, uma busca ativa em praças e vias públicas do município para a aplicação de testes rápidos para detecção do coronavírus na população em situação de rua.

Esta atividade deve ocorrer durante a semana, no período da manhã, e integra o conjunto de estratégias montadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus junto à Vigilância Epidemiológica para mapear a ocorrência de casos em Taubaté.

Até o momento já foram realizados 6.588 testes em Taubaté, dos quais 5.000 testes rápidos e 1.588 testes do tipo RT-PCR.

A aplicação dos testes rápidos obedece critérios técnicos e ocorre em pontos estratégicos. A prioridade é detectar de forma precoce casos da doença em grupos de alta vulnerabilidade e exposição.

Já são mais de 80 locais selecionados. Entre os exemplos mais recentes estão os motoristas de táxi que trabalham nos pontos localizados nas proximidades do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) e no Hospital de Campanha montado na UPA Central, funcionários do shopping popular e servidores da prefeitura que mantêm contato direto com o público.

Conforme orientação de especialistas, a ampliação da oferta de testes para a população pode garantir um planejamento com maior eficiência e o desenvolvimento de estratégias regionalizadas ou específicas para determinados públicos de acordo com os resultados apresentados.


Publicidade