Início São José dos Campos Covid: São José dos Campos recebe doação de sistema que reduz contaminação

Covid: São José dos Campos recebe doação de sistema que reduz contaminação

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos receberá uma doação da Embraer de 25 sistemas portáteis de controle biológico para leitos regulares destinados ao Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.

A solução auxilia a prevenir a propagação do vírus da covid-19 no ambiente, reduzindo o contágio entre os profissionais da linha de frente e as demais pessoas que circulam pelo local.

Além de São José, Araraquara e Botucatu receberão doações, totalizando 50 aparelhos. As primeiras unidades estão sendo fabricadas em São Paulo e serão entregues às secretarias de saúde dos municípios nas próximas semanas. O investimento é superior a meio milhão de reais.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Sobre a tecnologia

Conhecido como Atmus, o equipamento foi desenvolvido pela Enebras, empresa especializada em soluções de ar condicionado para a área de saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

A tecnologia evita a propagação do novo coronavírus entre os leitos de um hospital por meio de pressurização negativa. A pressão do ar do quarto é controlada abaixo dos demais ambientes do hospital, enquanto um exaustor direciona o ar contaminado para um filtro de alta eficiência e com lâmpadas germicidas do tipo UVC antes de ser expelido, sem contaminantes, para um ambiente externo.

O ar de maior pressão dos demais ambientes impede a saída de ar da área isolada, prevenindo assim a contaminação de outros lugares.

Por ser portátil, o Atmus requer baixo investimento de instalação e facilita a mobilidade dentro de um ambiente hospitalar para uso da pressão negativa em diferentes locais. Esse sistema já vem sendo utilizado dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Testes

Esta será a segunda grande doação feita pela Embraer ao município durante a pandeia. No início de maio, a empresa firmou uma parceria com a Unesp para doar 20 mil testes de diagnóstico da covid-19 para a Prefeitura aplicar em pacientes com suspeita da doença atendidos nas unidades de saúde pública de São José dos Campos, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.


Publicidade