Início São José dos Campos Com vídeos e podcasts, professores inovam atividades da rede em São José...

Com vídeos e podcasts, professores inovam atividades da rede em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

cenário escolar, com projetor interativo, caderno, lápis, caneta, pausa para o intervalo e apresentações de feiras nas escolas municipais foi interrompido em dia 23 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

As atividades para os estudantes da rede municipal, de maneira não presencial, começaram a ser obrigatórias a partir de 3 de junho. Com isso, seguindo as orientações da coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação e Cidadania, os professores prepararam as atividades de acordo com a realidade de cada unidade escolar.

Publicidade

Além das atividades convencionais disponíveis no site da Prefeitura e no portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital), os educadores estão dando um show de criatividade e inovação com vídeos e podcasts para cerca de 70 mil alunos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Com recursos como acesso à internet, computadores e câmeras, disponíveis nas escolas municipais, além de suporte técnico pedagógico da equipe gestora, da coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação e do Ledi (Laboratório de Educação Digital), a professora de Língua Portuguesa Patrícia Pena, da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares, elaborou com os alunos um canal de podcasts denominado “Papo Reto”.

“Por meio desse canal, estudantes do 7º ano simulam uma rádio com informações de interesse da comunidade. Eles também têm a oportunidade de entrevistar profissionais de diversos segmentos. No primeiro episódio, conversaram, por telefone, com uma servidora que atua na área da covid -19 do Hospital Municipal”, explicou Patrícia.

Com autonomia de uma verdadeira radialista, a aluna Camily Nobre passa o recado: “atenção, alunos da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, precisamos realizar as atividades que estão no site da Prefeitura. Isso é muito importante. Então, fiquem atentos”.

“Essa atividade é muito legal. Torna as aulas mais prazerosas. A dedicação e os esforços de todos são essenciais para vencer esse momento”, concluiu a estudante.

Professora da Emef Palmyra Sant’anna, na Vila Industrial, Maria Silvia Pistoresi destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado na rede municipal. “A internet a gente usa da escola. Aqui encontramos apoio da equipe pedagógica e gestora. Todas as dúvidas têm respaldo. Essa estratégia auxilia nosso trabalho. É importante manter o vínculo. Apesar da pandemia, os alunos precisam continuar avançando”, disse.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Em outra sala, a professora Andreza Valin interrompe a conversa com pais de alunos no grupo do WhatsApp para explicar as iniciativas de alfabetização que tem realizado com a turma do primeiro ano. “Preparamos atividades lúdicas, com muitas imagens e vídeos. Estou organizando para a próxima semana um encontro virtual com toda a turma”, contou.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Professora da rede municipal há 9 anos, Ana Maria Ross diz que “essa é a melhor coisa que estamos fazendo pelos alunos”. “Aqui, foco nas atividades. Recebemos formações, orientações do Ledi. Foi muito bom voltar, principalmente pela qualidade das atividades que na escola, com todo aparato, temos condições de realizar para eles.”

Foto: Claudio Vieira/PMSJC