Início São José dos Campos Mais de 60 empresas debatem tecnologia para o Novo Transporte

Mais de 60 empresas debatem tecnologia para o Novo Transporte

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Mais de 60 empresas de tecnologia, nacionais e estrangeiras, participaram nesta quarta-feira (17) de um encontro online com a Prefeitura de São José dos Campos e pesquisadores do Cepesp/FGV (Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas). O objetivo foi debater o sistema tecnológico que integrará o novo modelo de transporte público do município, previsto para entrar em operação em fevereiro de 2021, quando se encerram os contratos da atual concessão do serviço.

No encontro, foi apresentado pela Cepesp/FGV o projeto “Mobilidade do Futuro: Um modelo disruptivo para São José dos Campos” e as cinco plataformas em estudo que são objeto do atual chamamento público, que envolvem os seguintes serviços: clearinghouse de compensação e liquidação de valores, responsável também pelo armazenamento seguro dos dados; gestão dos dados de operação do transporte; comunicação com os usuários; gestão do sistema de transporte responsivo à demanda; e Mass (Modelo de Mobilidade como Serviço).

O futuro modelo de concessão do transporte público de São José dos Campos é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro, do serviço. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.

A etapa da contratação do sistema tecnológico começou no dia 5 de junho quando a Prefeitura abriu uma chamada pública para o desenvolvimento das cinco plataformas. Agora, as empresas interessadas têm um prazo de 30 dias para apresentar suas propostas para a Prefeitura.

De acordo com o coordenador do Cepesp/FGV, Ciro Biderman, a premissa do modelo, é de código aberto, com compartilhamento dos dados, respeitadas a proteção à privacidade dos usuários e comercial das empresas. As cinco plataformas inicialmente desenhadas podem ser agregadas e/ou transformadas, após as apresentações de propostas das empresas.

Histórico

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Os três lotes de concessão irão se encerrar em fevereiro de 2021. Por conta do encerramento dos contratos, a Prefeitura iniciou os trâmites para construção do novo modelo de transporte público para o município, passando pela realização de audiências públicas e uma série de oficinas para que a população participe da criação desse novo modelo.

A Prefeitura criou ainda um hotsite exclusivo sobre o assunto, onde a população pode obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.

Estudo da FGV

A Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro de 2019 um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de preparar a nova concessão do transporte público.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

Publicidade