Início Taubaté Guarda Civil Municipal de Taubaté recebe armamento

Guarda Civil Municipal de Taubaté recebe armamento

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté realiza no próximo dia 16 de junho, às 15h30, uma cerimônia de entrega das armas para a Guarda Civil Municipal. A cerimônia vai ocorrer na sede da corporação, no bairro Vila Marli. 

A partir da entrega, 60 agentes estarão aptos a prestar serviços já armados. Outros 60 ainda precisam concluir o curso de formação. Na ocasião, também será entregue a revitalização do prédio da GCM. O local ganhou salas de aula para cursos de formação e uma cozinha nova, por exemplo.

Para que a GCM viesse a se tornar uma corporação armada, foi necessário um cuidadoso planejamento. Homens e mulheres passaram por 350 horas/aulas entre teóricas e práticas, teste psicológico com validação da Polícia Federal e do Exército para a emissão do porte e entrega de certificação e armas. A reformulação da corporação teve início em 2013 e encontra respaldo na lei federal nº 13.022/14 que regulamenta a atribuição das guardas municipais de todo o país, fazendo com que elas passem a colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública, podendo até mesmo atuar em ações conjuntas contribuindo para a paz social.

Além da formação para o armamento, a GCM de Taubaté se aproximou de outros órgão de segurança. Foram realizados com a Polícia Militar cursos de  Defesa Pessoal, Método Giraldi de tiro defensivo, direção defensiva, comboio e evasão motorizada, além de uma capacitação sobre crimes ambientais. Já o   Grupo de intervenção Rápida (GIR) promoveu orientações sobre gerenciamento de crise e rapel.


Publicidade