Início São José dos Campos Parque da Cidade recebe público no feriado com segurança em São José...

Parque da Cidade recebe público no feriado com segurança em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Muita gente aproveitou o feriado de Corpus Christi (11) para matar a saudade do Parque da Cidade, na região norte, que foi reaberto ao público há cinco dias, com regras de acesso e restrições de uso para garantir um ambiente seguro, no enfretamento preventivo ao coronavírus.

Foi o caso das amigas Katti Maria de Souza e Alessandra de Paiva Ribeiro que aproveitaram a manhã de céu azul para relaxar. “O parque estava fazendo falta. Moro aqui perto e costumava fazer caminhadas. Mas hoje só queremos bater papo e tomar sol. Estava precisando de vitamina D”, disse Katti.

Foto: Charles de Moura/PMSJC

As amigas são técnicas de radiologia e trabalham juntas. Elas combinaram de se encontrar e aprovaram as medidas de proteção. “A reabertura foi muito bom, desde que as pessoas tenham consciência e respeitem as regras”, avalia Alessandra.

Morador de Santana, o aposentado Roberto Rizzo estava sentindo falta das caminhadas. Ele acredita que está mais seguro dentro do parque que na rua. “Acho que na rua você está mais exposto ao risco de contágio do coronavírus. Estava sofrendo com o fechamento porque faço caminhada todos os dias”, conta.

O Parque estava fechado desde 19 de março, com a adoção da quarentena no Estado de São Paulo. Desde a reabertura, a média de visitantes é de 1,5 mil por dia.

Prevenção

A Prefeitura instalou banners com todas as regras e orientações para os usuários, além de aviso de interdição de algumas áreas.

O uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel 70% e o distanciamento mínimo de dois metros durante a circulação no parque, inclusive na prática de caminhada e corrida, são algumas das medidas de segurança adotadas. Para assegurar o distanciamento, foram demarcados círculos brancos no gramado.

Restrições

Estão proibidas a prática de futebol e atividades com contato físico; eventos ou celebrações que causem aglomeração de pessoas; e a entrada de traillers ou foodtrucks para comércio de alimentos.

Também foram interditadas várias áreas do parque: Galpão Gaivotas (exceto banheiros), todos os bancos e mesas, sacada da Casa Olivo Gomes, academias ao ar livre da Vila Terezinha e próximo ao Galpão Gaivotas, parquinho infantil, Casa da Ilha, Casarão (exceto banheiros) e o Espaço Quatro Patas.

O Parque da Cidade abre diariamente das 6h às 18h. Os demais parques municipais e centros poliesportivos permanecem fechados.


Publicidade