O Ministério Público de São Paulo propôs ação junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pedindo para a Prefeitura de Pindamonhangaba fechar os salões de beleza e barbearias.
A ação direta de inconstitucionalidade questiona o artigo 5º, do Decreto nº 5.789, de 15 de maio de 2020, do Município de Pindamonhangaba, que determinou o abrandamento das medidas de quarentena para enfrentamento do Covid-19, permitindo o funcionamento de salões de beleza e barbearias.
Para o Ministério Público, os municípios não estão autorizados a afastarem-se das normas determinadas pelo Estado, cabendo-lhes apenas suplementá-las ou, através de seus decretos, torná-las eventualmente mais restritivas. “O abrandamento de medidas de distanciamento social, como determinado na norma municipal, em descompasso com as orientações da comunidade científica, coloca em risco os direitos fundamentais de proteção à vida e à saúde, além de não atender aos princípios da prevenção e precaução”, afirmou na ação o representante do Ministério Público.
Na análise da ação, o Desembargador Ferraz de Arruda concedeu a liminar para suspensão dos dispositivos e ainda reafirmou que os municípios têm competência suplementar no interesse local, desde que não contrariem o normativo estadual e federal.
A Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a decisão judicial e informou que a respeitará, porém recorrerá da decisão e apresentará suas razões para tentar derrubar os efeitos da liminar. “A nossa decisão de liberar em maio os salões de beleza e barbearias, de forma regrada, com agendamento e atendimento individualizado, deu-se em virtude de muitos munícipes deslocarem até cidades vizinhas para cortar seu cabelo, o que, em nosso entendimento, poderia agravar ainda mais o contágio do vírus”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
Segundo o prefeito, o Decreto Municipal também estava respaldado no próprio decreto do Governo Federal, que em maio classificou os serviços de beleza e barbearia como essenciais.
- Vem aí o Festival de Outono BBB – Bares, Botecos e Botequins de Pindamonhangaba!
- Funeral do Papa Francisco terá cobertura do Sistema Canção Nova de Comunicação
- Adidas inaugura, em São José dos Campos, a primeira loja exclusiva da RM Vale; Abertura acontece no dia 30 de abril, no CenterVale Shopping
- Sindicato dos Metalúrgicos vai sortear mais de 50 prêmios pelo Dia do Trabalhador
- Giulia Blue apresenta show inédito em Campinas
- Podcast Willian Segundeiro Raiz se destaca no meio sertanejo
- Moon: Campinas ganha nova opção de gastronomia e entretenimento com programação diferenciada
- Quais são os impactos dos impostos nas empresas?
- DVD “Imunidade” de Silviane Soares ganha destaque nas plataformas digitais
- Com grande procura de ingressos 58ª Expoagro e 31ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista aumenta 30% sua estrutura
- Hotel de Sumaré abre vagas de empregos para diversos setores
- Os jogos de cassino online e sua tecnologia avançada
- Fernando Pádua lança EP “Do Nosso Jeito” com três faixas inéditas
- Festas de rodeios na região fazem aumentar procura por hospedagem em Hotel de Sumaré
- DVD histórico: Sami Rico reúne nomes consagrados do sertanejo em tributo ao pai José Rico