Início São José dos Campos Ano letivo da rede municipal será retomado nesta quarta-feira (3) em São...

Ano letivo da rede municipal será retomado nesta quarta-feira (3) em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Passado o período de recesso escolar e férias, por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades do ano letivo para cerca de 70 mil alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos serão retomadas nesta quarta-feira (3). Neste primeiro momento as atividades serão disponibilizadas de maneira não presencial.

As habilidades estruturantes previstas para o ano serão orientadas pela equipe da coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação e Cidadania, garantindo que as aprendizagens estruturantes para cada ano sejam garantidas de acordo com Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Paulista e o Currículo da rede de ensino municipal.

Publicidade

Com o retorno do ano letivo, as atividades disponíveis no site da prefeitura e portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital) passarão a ser elaboradas pelos professores de cada Unidade Escolar de acordo com a realidade de cada escola e os alunos terão a obrigatoriedade de realizá-las.

Os estudantes que tiverem dificuldade para acessar as plataformas digitais, podem retirar o material impresso na unidade em que estudam no período de entrega da merenda das 11h às 13h.

Considerando a obrigatoriedade da realização das atividades e o caráter letivo do cumprimento dessa demanda, os professores de cada unidade escolar irão garantir entre outras demandas, o monitoramento dos registros de acesso/execução/acompanhamento das atividades dos alunos e a elaboração de documentação para contabilizar as atividades não presenciais como carga horária.

Prevenção

Seguindo a orientação do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas na rede de ensino municipal. A fim de preservar os servidores e evitar a propagação do coronavírus, todos deverão seguir as medidas abaixo:

– Trabalho remoto para o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e para as horas atividades.

– Nas unidades escolares, uso de salas separadas pelos docentes

– Uso obrigatório de máscara

– Higienização constante das mãos, lavando com água e sabão e utilizando álcool em gel 70% na impossibilidade de se dirigir ao sanitário.

– A empresa responsável pela limpeza das unidades escolares elaborou um procedimento específico para os protocolos de limpeza e higienização dos ambientes.

Além disso, as escolas municipais dispõem de espaços amplos e arejados, que oportunizará o distanciamento desses profissionais.

Suporte técnico

Nas unidades escolares municipais, os professores têm garantia de condições de trabalho com acesso à internet, computadores, câmeras, máquina de reprodução de cópias, telefone para o planejamento e elaboração das atividades sem custo pessoal, utilizando todos os recursos que a Secretaria de Educação e Cidadania pode proporcionar.

O retorno dos docentes neste momento garante ainda a otimização dos recursos públicos já existentes (tecnológicos e infraestrutura) para a elaboração, desenvolvimento e acompanhamento das atividades não presencias;

Além disso, nas unidades escolares os professores terão suporte técnico pedagógico da equipe gestora, da coordenadoria pedagógica e do LEDI (Laboratório de Educação Digital) no processo de planejamento e publicação das atividades.