Passado o período de recesso escolar e férias, por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades do ano letivo para cerca de 70 mil alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos serão retomadas nesta quarta-feira (3). Neste primeiro momento as atividades serão disponibilizadas de maneira não presencial.
As habilidades estruturantes previstas para o ano serão orientadas pela equipe da coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação e Cidadania, garantindo que as aprendizagens estruturantes para cada ano sejam garantidas de acordo com Base Nacional Comum Curricular, o Currículo Paulista e o Currículo da rede de ensino municipal.
Com o retorno do ano letivo, as atividades disponíveis no site da prefeitura e portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital) passarão a ser elaboradas pelos professores de cada Unidade Escolar de acordo com a realidade de cada escola e os alunos terão a obrigatoriedade de realizá-las.
Os estudantes que tiverem dificuldade para acessar as plataformas digitais, podem retirar o material impresso na unidade em que estudam no período de entrega da merenda das 11h às 13h.
Considerando a obrigatoriedade da realização das atividades e o caráter letivo do cumprimento dessa demanda, os professores de cada unidade escolar irão garantir entre outras demandas, o monitoramento dos registros de acesso/execução/acompanhamento das atividades dos alunos e a elaboração de documentação para contabilizar as atividades não presenciais como carga horária.
Prevenção
Seguindo a orientação do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas na rede de ensino municipal. A fim de preservar os servidores e evitar a propagação do coronavírus, todos deverão seguir as medidas abaixo:
– Trabalho remoto para o HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e para as horas atividades.
– Nas unidades escolares, uso de salas separadas pelos docentes
– Uso obrigatório de máscara
– Higienização constante das mãos, lavando com água e sabão e utilizando álcool em gel 70% na impossibilidade de se dirigir ao sanitário.
– A empresa responsável pela limpeza das unidades escolares elaborou um procedimento específico para os protocolos de limpeza e higienização dos ambientes.
Além disso, as escolas municipais dispõem de espaços amplos e arejados, que oportunizará o distanciamento desses profissionais.
Suporte técnico
Nas unidades escolares municipais, os professores têm garantia de condições de trabalho com acesso à internet, computadores, câmeras, máquina de reprodução de cópias, telefone para o planejamento e elaboração das atividades sem custo pessoal, utilizando todos os recursos que a Secretaria de Educação e Cidadania pode proporcionar.
O retorno dos docentes neste momento garante ainda a otimização dos recursos públicos já existentes (tecnológicos e infraestrutura) para a elaboração, desenvolvimento e acompanhamento das atividades não presencias;
Além disso, nas unidades escolares os professores terão suporte técnico pedagógico da equipe gestora, da coordenadoria pedagógica e do LEDI (Laboratório de Educação Digital) no processo de planejamento e publicação das atividades.
- Matheus & Lorenzo se apresentam no Programa Viola Brasil deste final de semana
- ROMU DA GCM prende suspeito com arma de fogo de uso restrito em Taubaté
- Jovem é preso com sacola de drogas perto de escola em Caçapava
- 𝗣𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗺𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗿𝗲𝗻𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗶𝗻𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗿𝗼𝘂𝗯𝗼 𝗲𝗺 𝗣𝗶𝗻𝗱𝗮𝗺𝗼𝗻𝗵𝗮𝗻𝗴𝗮𝗯𝗮
- Polícia Militar prende duas pessoas por receptação e furto qualificado em São José dos Campos
- Assessor Parlamentar de vereador em Caçapava é preso com arma e droga
- Corpo de homem é encontrado enterrado em uma área do Santuário Nacional em Aparecida
- Moto com placa adulterada é apreendida após alerta do Projeto Sentinela em Taubaté
- Como a licença PAT impacta as políticas de alimentação nas empresas?
- Hugo & Eduardo lançam “Ainda te amo”, com participação de Matheus & Lorenzo
- Podcast Viola Brasil no Quintal do Dany & Diego estreia com lenda da música country
- Homem é preso pela Policia Civil, suspeito de ser o Piloto da lancha utilizada na fuga após, assassinato em Ubatuba
- Guarda Civil Municipal captura foragido da Justiça, durante patrulhamento no bairro Vila São José, em Taubaté
- Policia Militar Ambiental realiza prisão de grupo envolvido em atividade de caça ilegal em São Luiz do Paraitinga
- Mãe de aluno pede transferência do filho para outra creche, após criança aparecer com machucados e mordidas em São José dos Campos