Início São José dos Campos Restaurante doa refeições e emociona moradores de abrigo em São José dos...

Restaurante doa refeições e emociona moradores de abrigo em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A ideia surgiu nos preparativos para o Dia das Mães: para cada refeição entregue naquele fim de semana especial, uma outra seria doada para alguém que precisa. Diante do apelo social e solidário tão importantes neste momento, o esforço do restaurante Nibs Juice Bar deu certo e resultou em 100 pratos vendidos, que depois virariam quentinhas para alimentar o corpo e nutrir os sentimentos de pessoas que vivem num abrigo de São José dos Campos.

A preparação seguiu o capricho e os critérios habituais do estabelecimento que trabalha com comidas naturais. Carne com legumes e salada orgânicos, arroz branco, feijão e uma fruta para a sobremesa compuseram o cardápio das refeições servidas para os acolhidos no jantar da última sexta-feira (29).

Antes de entregar as refeições, a equipe do restaurante conversou com os abrigados e ressaltou o carinho e o cuidado empregados em cada refeição preparada. A atitude agradou e emocionou. Todos aplaudiram o momento.

Manasses Bevenuto da Silva, 44 anos, conhecido como Pernambucano, veio para a cidade e vive no abrigo há 3 meses. Para ele, mais que a refeição propriamente dita, a ação trouxe alegria e a sensação de ser lembrado “Foi muito bom. O gesto deles de fazer a comida com carinho e trazer para a gente, conversar e explicar foi muito bom. Fiquei feliz”.

Ele disse ainda que aprecia as refeições servidas no abrigo, mas que um tempero diferente de vez em quando também é bom.

Detalhes

“Você é importante no mundo. Só você pode mudar seu destino. Força e Fé”.

Além do alimento, cada marmita continha uma mensagem de valorização e incentivo, tudo pensado em detalhes para que os acolhidos tivessem um jantar especial.

Para a proprietária do restaurante e responsável pela ação, Ana Kelry Coelho, a iniciativa é uma forma de retribuir pelo fato da empresa estar conseguindo sobreviver durante este período.

Além disso, é uma maneira de ajudar as pessoas que estão tendo um impacto maior e mostrar a elas o quanto são especiais. “Queremos que eles saibam que são importantes para nós e para o mundo”.

Parceria pelo bem

Antes de fazer a doação, Ana procurou a Prefeitura de São José dos Campos para buscar a melhor forma de contribuir. “Sabemos do trabalho que a Prefeitura faz para cuidar, abrigar e encaminhar estas pessoas. Por isso é importante não favorecer a permanência delas na rua entregando alimentos e outras coisas que elas precisam fora dos espaços adequados”.

Voluntários e empresas que quiserem fazer doações para pessoas que vivem nos abrigos podem procurar a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão na rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, ou pelo telefone 3909-2655.

Para entregar refeições àqueles que ainda estão em situação de rua, a orientação é fazer contato com o Centro Pop, espaço da Prefeitura destinado a alimentação, banho e assistência deste público.

A unidade funciona 24h e fica na Rua Itororó, Jardim Paulista, ao lado da Rodoviária. O telefone para contato é o 3921-7080.


Publicidade