Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba inicia instalação de wi-fi gratuito no Ribeirão Grande

Prefeitura de Pindamonhangaba inicia instalação de wi-fi gratuito no Ribeirão Grande

Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba está instalando torres de transmissão de sinal wi-fi no bairro do Ribeirão Grande. Com o serviço, que faz parte do Programa Cidade Inteligente, centenas de famílias terão acesso à internet gratuita e poderão utilizar para diversos fins, principalmente se comunicar.

Dia 28 de maio, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, foi conferir os trabalhos de instalação e testes no Ribeirão Grande. “Isso é muito importante porque em área rural o sinal de telefonia móvel é muito fraco ou inexistente – o que dificulta a comunicação entre as pessoas. Com as torres de wi-fi vamos garantir conectividade para a população, que poderá usar para se comunicar com serviços públicos, com a polícia, SAMU, fazer compras on-line nesse período de pandemia, ter acesso à informações, notícias, itens didáticos escolares, enfim, todos os serviços on-line existentes”. O serviço é gratuito para a população e não possui custos à Prefeitura, pois se trata de uma doação ao município.

Além do Ribeirão Grande, que está recebendo o benefício, o próximo bairro a receber será o Bonsucesso. “Atualmente temos cinco pontos com internet wi-fi gratuita e vamos levar para 22.

Isso auxilia não apenas às famílias, mas também fortalece o setor de turismo – que após a pandemia – também poderá utilizar este benefício”, explicou o prefeito.

O secretário adjunto de Administração e responsável por TI na Prefeitura, Danilo Velloso, disse que o sinal já está liberado no Ribeirão Grande e os próximos dias serão de testes no Bonsucesso. “Estamos em fase de instalação de torres e testes de frequência, para evitar interferências e oscilações garantir um sinal estável aos usuários. No Ribeirão já foi praticamente concluído e temos pequenos ajustes técnicos a serem feitos e agora estamos no Bonsucesso”. Ele lembrou que o sinal wi-fi é mais um ponto de destaque do programa Cidade Inteligente, que vai instalar mais áreas de livre internet pela cidade até o fim do ano – incluindo pontos de atendimento ao público, como unidades de saúde, além de mais câmeras de segurança para o COI com sistema de reconhecimento e outras vantagens tecnológicas.

O nome da rede é Pinda Livre e está aberta no momento. Em breve haverá necessidade de cadastro para controle da privacidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Outros pontos que já possuem wi-fi gratuito são: Parque da Cidade, Praça Monsenhor Marcondes, Praça do Cisas, Praça Pastor José Ezequiel da Silva (Araretama), área da feira livre (Praça da Liberdade).


Publicidade