Início Taubaté Secretaria de Educação de Taubaté retoma atividades escolares online

Secretaria de Educação de Taubaté retoma atividades escolares online

A Secretaria de Educação de Taubaté retoma na próxima terça-feira, dia 26 de maio, as atividades escolares de forma não presencial.

O desafio foi organizar um retorno às aulas que abrangesse os mais de 42.000 alunos da Rede Municipal de Ensino, garantindo a todos a igualdade e o direito a uma educação de qualidade. As atividades pedagógicas serão disponibilizadas de forma online, também impressas e ainda pela TV.

Publicidade

As ações previstas acontecerão por meio de roteiros de estudos impressos para utilização dos livros didáticos para o ensino fundamental e médio e roteiros para interação do aluno com a família, no caso da educação Infantil. Esse material já começa a ser entregue a partir da próxima terça nas escolas. Cada unidade escolar está se comunicando com a comunidade para informar a data e horário de entrega do material, o que deve ocorrer semanalmente.

Também serão entregues nas escolas duas vezes ao mês apostilas de atividades. O Programa Escola Sem Muros será mantido no site da prefeitura como atividade complementar.

As aulas online serão destinadas aos alunos do 6º ao 9º ano e terão duração de uma hora por semana, com a abordagem de todos os componentes curriculares.

Para os alunos do ensino fundamental II estão sendo produzidas videoaulas que serão exibidas pela TV Câmara e também pelo Youtube.

A grade de divulgação no canal do Legislativo de Taubaté está em fase final de preparação, mas deve ocorrer durante quatro dias da semana, com uma hora de duração, com previsão de início para o dia 8 de junho.

Em relação ao sistema de avaliação dos estudantes durante este período de isolamento, a Secretaria de Educação trabalha com a composição da nota distribuída em três indicadores: participação (50%), desenvolvimento (30%) e resposta (20%).

Esse novo modelo pode apresentar desafios aos pais e alunos. Canais de comunicação exclusivos serão criados para facilitar o diálogo entre professores e alunos/familiares, com a retirada de dúvidas, apresentação de novas atividades e fóruns de discussões.

Os alunos que necessitam de atendimento educacional especializado continuarão com este suporte, conforme o contato da escola com os familiares.