Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba abre canal de diálogo para discutir flexibilização monitorada

Prefeitura de Pindamonhangaba abre canal de diálogo para discutir flexibilização monitorada

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O prefeito Isael Domingues e o vice prefeito Ricardo Piorino, acompanhado de assessores e vereadores, receberam, na manhã desta quinta-feira (21), manifestação popular com os comerciantes e apoiadores para uma flexibilização monitorada do comércio de Pindamonhangaba.

Abrindo sua fala, o prefeito explanou o quadro de enfrentamento ao Covid-19 no município e explicou que em março e abril foi priorizado o isolamento total como forma de preparar a cidade com ações fortes para estruturar a saúde com ampliação de leitos hospitalares, compra de testes, aquisição de EPIs, contratação de higienização hospitalar e suporte para a assistência social às famílias mais vulneráveis.

“Cumprimos bem essa etapa, aderimos com louvor ao isolamento social e hoje podemos dizer que temos uma situação controlada para enfrentar essa pandemia. Não existe no mundo nenhum expert para afirmar qual o melhor caminho, pois o vírus é novo. Mas agora chegou a hora de discutir com toda a sociedade quais passos e como iremos proceder para uma abertura gradual, monitorada e rígida para que nosso comércio e prestadores de serviços possam retomar suas atividades com segurança”, afirmou Isael Domingues.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

As autoridades ouviram o manifesto “Pinda não pode parar” e depois receberam documentos de entidades com sugestões e planos de reabertura. “Estamos trabalhando para isso. Ontem tivemos uma conversa com os prefeitos do Vale, para montar um plano regional, analisando fluxos de entradas e capacidade de atendimento no SUS de cada cidade, construir uma conversa saudável com o Ministério Público para saber qual a melhor ação que trará um menor prejuízo”, explicou o prefeito.

Segundo o prefeito, o plano não depende somente dele e citou que agora para frente está disposto a buscar entendimento com os entes envolvidos (Governo do Estado e Poder Judiciário), desde que os segmentos da economia façam uma adesão responsável às normas sanitárias de funcionamento em seus estabelecimentos.

Um dos participantes do encontro, Maurício Campelo, agradeceu pela recepção. “Gostei do que foi falado. É um começo, viemos aqui não para protestar e sim ajudar. Essa aliança é fundamental para atingir o objetivo que é a normalidade adequada do comércio da nossa cidade”.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Antonio Cozzi Junior, entregou uma solicitação com sugestão de abertura flexível e todas as precauções que o comércio deverá adotar para enfrentar o vírus. Magda Morgato, representante do comércio de camelôs também participou e pediu uma atenção especial para a classe.

Outro participante, Álvaro Bordini, informou que a prioridade é recolher um abaixo-assinado para encaminhar ao Ministério Público pedindo o funcionamento de forma responsável.

Também presente no encontro, a presidente da Associação Comercial, Ana Cristina Pucci, citou o atendimento que a entidade vem tendo aos pleitos protocolados e citou os avanços no comércio delivery, posteriormente o drive-thru, possibilitando que alguns comerciantes possam atuar de maneira correta.

O prefeito Isael Domingues finalizou abrindo o canal de diálogo, pediu para que todos os pleitos fossem protocolados no sistema digital da Prefeitura (1Doc) para ficar oficializado o pensamento dos setores e agendou para a próxima terça-feira (26) novo encontro para avaliar os avanços das tratativas.


Publicidade