Início Pindamonhangaba Com baixa incidência do covid-19, Pindamonhangaba solicita medidas de flexibilização ao Governo...

Com baixa incidência do covid-19, Pindamonhangaba solicita medidas de flexibilização ao Governo do Estado

(Fotos: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

Na última semana, a Prefeitura de Pindamonhangaba enviou um ofício ao Governo do Estado, informando sobre os índices de coronavírus no município, e solicitando o início da implantação do “Plano São Paulo” na cidade, para a reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais.

De acordo com informações do Governo do Estado, o Plano São Paulo levará em conta a evolução do contágio e a disponibilidade de leitos hospitalares como critérios básicos para a flexibilização dos municípios à quarentena, sendo que cada cidade será analisada individualmente.

Pindamonhangaba conta, na rede pública, com 28 leitos de UTI e de emergência somados, preparados especialmente para o covid-19 na rede pública, totalizando 45 respiradores, além dos 30 leitos de enfermaria. Atualmente, a cidade conta com 4 pacientes internados, sendo 1 em UTI e 1 em enfermaria, públicas.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, outro fator que será levado em conta para a implantação do Plano São Paulo será a adesão de mais de 50% da população à quarentena. Desde o início da quarentena, Pindamonhangaba se mantém entre 50 e 60% de adesão, sendo no início de maio, 61% de adesão e, no dia 17 de maio, com 53% de adesão à quarentena, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que atualiza diariamente o índice de adesão de todas as cidades do Estado ao isolamento social.

A secretária de Saúde, Valéria Santos, citou importantes ações que vêm dando destaque ao município. “Fomos o primeiro na região que criou um Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 com reuniões e análises diárias. Uma das primeiras cidades que editou decreto normatizando restrições e regras. Criamos hospital de acolhimento com leitos e UTIs preparando no recebimento de pacientes. Estimulamos o uso de máscaras caseiras e depois tornamos seu uso obrigatório. Criamos o Centro de Acolhimento aos Moradores de Rua e campanhas de incentivo às doações, pelo Fundo Social.

Estamos realizando a higienização de prédios da saúde e espaços públicos. Enfim, todo um trabalho para preparar a cidade para enfrentar com menos danos esse momento de pandemia”, enumerou a secretária. “O município tem disponíveis, ainda, para todos os sintomáticos com indicação de internação, o teste PCR, com resultado em até 48 horas”, completou.


Publicidade