A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CMI – Conselho Municipal de Idoso – está lançando uma campanha de conscientização e respeito ao idoso, que incentiva as pessoas de uma forma geral e o próprio idoso a denunciar atos de violência.
Neste momento de pandemia por coronavírus, há uma preocupação muito grande da Secretaria de Assistência Social com os idosos, que precisam ficar dentro de casa, e uma atenção ainda mais rigorosa com todos os tipos de violência – a física, psicológica e até a própria depressão, que é um grande perigo contra o idoso, sobretudo em época como essa de isolamento social.
“A campanha visa alertar toda população para que denunciem qualquer ato de violência e desrespeito contra a pessoa idosa, para que a Assistência Social e o Conselho Municipal de Idoso possam tomar todas as providências cabíveis junto ao Ministério Público e à Justiça”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Paula de Almeida.
A presidente do CMI, Ágata Irina Villani, disse que violência contra a pessoa idosa é crime, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. “São muitos tipos de violência: emocional, psicológica, financeira, física e a negligência. É muito importante o Conselho estar combatendo a violência contra os idosos neste momento tão delicado que estamos passando. Embora seja uma frase clássica, o idoso de hoje, pode ser você amanhã”, ressaltou Ágata.
Outro agravante neste período é o isolamento social, impedindo os idosos de frequentar o centro de idosos ou de praticar atividades que são realizadas para eles na cidade. “A importância nesse momento de pandemia é o Conselho de Idoso do Município e a Secretaria Municipal reforçarem essas campanhas”, destacou Ágata.
Para denunciar, Disque 100.
- Tentativa de Feminicídio em São José dos Campos: Ex-marido confessa ataque brutal com tesoura e é liberado pela polícia
- Procurado por homicídio é capturado em bar durante operação da PM em Ilhabela
- Idosa de 90 anos e ex-nora de 36 se envolvem em briga familiar em Campos do Jordão; Polícia Civil investiga
- Vale do Paraíba: auxílio-aluguel dá nova chance a mulheres que escapam da violência
- Homem é baleado após sair de festa na zona leste de São José
- Grávida sobrevive a capotamento em rodovia de Caraguatatuba
- Idoso é atropelado ao tentar salvar motociclista em acidente em Taubaté
- Confissão e liberdade: suspeito de matar jovem em Ubatuba é solto; polícia apura estupro coletivo
- Corpo de jovem desaparecida é encontrado em mata de Ubatuba; acusado confessa o crime
- Seis homens presos e adolescente apreendido após furto de 160 kg de fios de cobre em Pinda
- PRESO NOVAMENTE: SUSPEITO DE TRÁFICO É DETIDO PELA 2ª VEZ EM QUATRO DIAS EM Sã9 José dos Campos
- Incêndio de grandes proporções destrói telhado de loja de autopeças em Caraguatatuba
- “Gênio do ITA vira mentor de fraude bilionária com gigantes do varejo, aponta MP”
- “Operação Última Dose” fecha adegas e apreende grande quantidade de bebidas falsificadas em São José
- Briga entre alunos termina em cirurgia para adolescente em São José dos Campos