Início São José dos Campos Ala covid obtém 100% de sucesso em procedimentos de emergência em São...

Ala covid obtém 100% de sucesso em procedimentos de emergência em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Trabalhar sob pressão é com eles mesmos. Quando ao Hospital Municipal de São José dos Campos chegam pacientes em estado grave, principalmente vítimas de acidentes de trânsito, os médicos cirurgiões já estão habituados a tomar decisões em segundos para trazer de volta os sinais vitais de quem está lá à beira da morte.

Com uma certa folga no setor de urgência nesse período de medidas restritivas para diminuir a velocidade de propagação do novo coronavírus, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que gerencia o hospital, designou 18 integrantes que compõem a equipe da sala de trauma para cuidar dos casos de covid-19. Cotidianamente eles se revezam no box de emergência da ala criada exclusivamente para receber as pessoas com exames positivos ou suspeitas de ter a doença.

Desde 8 de abril o grupo se juntou aos demais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no destacamento avançado de combate à pandemia. Ali todos os profissionais de saúde desempenham o papel fundamental de salvar vidas e recuperar os acometidos pela síndrome respiratória.

No primeiro mês de atuação no box de emergência, para onde vão os casos mais sérios após a triagem, o balanço é de êxito em todos os procedimentos. Dos 88 pacientes atendidos, 22 foram encaminhados à UTI e 27 à enfermaria. Houve 15 intubações orotraqueais com sucesso, sem nenhuma contaminação dos profissionais.

“Para a gente, é muito gratificante a nossa equipe estar empenhada e feliz com os resultados positivos alcançados em benefício dos pacientes”, disse o coordenador da unidade cirúrgica, Flavius Toledo, médico cirurgião há 19 anos, 18 deles dedicados ao Hospital da Vila.

Cirurgiões na linha de frente

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

“Trabalhar no setor covid tem sido ao mesmo tempo desafiador e gratificante. Pensar que nós, cirurgiões, estamos sempre a serviço da população, ainda mais nesse contexto de pandemia, só vem a engrandecer nosso trabalho. A experiência que temos com os pacientes críticos, sem dúvida nenhuma, traz benefícios ao atendimento e manejo desses casos. Importante deixar bem claro a toda a população que sempre estaremos prontos para o que for necessário para melhor assistência de todos.”

Vitor Gianini
Médico cirurgião

“Nesse momento desafiador, a equipe de cirurgia vem dando sua contribuição, atendo os pacientes com insuficiência respiratória em um box exclusivo. Além do cirurgião estar acostumado a usar os equipamentos de proteção, ele se sente confortável no manejo da via aérea difícil em uma situação de urgência, atuando com segurança durante a intubação, mesmo com todas as particularidades desse procedimento. Durante toda a formação, o cirurgião é treinado a tomar decisões em situação de stress e a trabalhar em equipe. Essas qualidades ajudam muito nesses atendimentos. Tem sido gratificante poder ajudar esses pacientes nesse momento de aflição. Onde a família não pode estar presente, nós estaremos lá.”

Júlio Muniz
Médico cirurgião

“A experiência como cirurgiã no atendimento dos pacientes com covid-19 está sendo muito gratificante e enriquecedora. Somos treinados durante nossa formação a trabalhar em condições adversas. E no cenário atual acredito sermos uma equipe preparada para estar na linha de frente do atendimento dos pacientes. No momento é imprescindível o correto uso de equipamentos de proteção individual. E nós já estamos treinados a usá-los rotineiramente no campo cirúrgico. A necessidade de via aérea rápida também justifica a importância de ter um profissional treinado para garantir uma via aérea cirúrgica se preciso. Desta forma, o benefício para os pacientes é inquestionável. O nosso foco não é mais o foco cirúrgico, mas sim a luta contra essa pandemia.”

Júlia Tourinho
Médica cirurgiã


Publicidade