Início São José dos Campos Projeto Cronologia do Choro Joseense lança cronograma de atividades virtuais

Projeto Cronologia do Choro Joseense lança cronograma de atividades virtuais

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O projeto Cronologia do Choro Joseense, que reúne os coletivos de música Conversa Afiada e Conversa de Cordas para homenagear grandes nomes do gênero em São José dos Campos, encontrou no ambiente virtual um meio para continuar com o trabalho durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Desde o dia 30 de abril, os músicos estão cumprindo um cronograma de atividades virtuais com programação que inclui lançamento de vídeos gravados a distância nas redes sociais do projeto, disponibilização das partituras para quem quiser fazer download e uma live especial.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Aprovado em edital da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura, o projeto teve início em dezembro e é baseado na pesquisa sobre a obra de antigos e novos compositores do choro na cidade. Ele prevê a realização de shows gratuitos em espaços públicos do município, quatro concertos didáticos em escolas, além da disponibilização para o público das partituras das músicas que compõem o roteiro dos shows. São homenageados compositores como Elmano Veloso, João Silva e o maestro, saxofonista e clarinetista José Antonio da Cunha.

Por conta da pandemia, o programa teve que ser modificado e os shows presenciais adiados. A saída encontrada para não parar o projeto foi lançar um cronograma de atividades virtuais – com aprovação da FCCR – que teve início no dia 30 de abril e segue, inicialmente, até o dia 31 de maio.

O Cronograma
A programação virtual teve inicio com um vídeo explicando o roteiro de atividades deste mês. A próxima atração está programada para esta segunda-feira (11), com um vídeo (Instagram e Facebook) do diretor musical, José Marcos Manoel, falando sobre a produção musical a distância e sobre as músicas e compositores escolhidos para o repertório do projeto, entre eles o maestro Cunha, do celebrado Clube do Choro Pixinguinha.

No dia 13, será realizada a divulgação do primeiro vídeo (Youtube, compartilhado no Facebook e Instagram) gravado a distância pelos integrantes dos coletivos.

O arranjador Carlos Alexandre Wuensche fala no dia 21 sobre o processo de criação dos arranjos. (Facebook e Instagram). Já a publicação das partituras das músicas do Cronologia do Choro Joseense será realizada no dia 22, na página do projeto no Facebook.

No dia 28, haverá a divulgação do segundo vídeo gravado a distância e, finalmente, no dia 31 de maio, domingo, os músicos fazem a “Live do Cronologia do Choro Joseense”, um show com participação de todo o elenco.

Acompanhe tudo pelas redes sociais do projeto:
https://www.facebook.com/cronologiadochoro/

https://www.youtube.com/channel/UCbIGHfoB9BI6O5pGUc4URCg

Publicidade