Início Pindamonhangaba Após pronunciamento do governador, Pinda anuncia novo decreto e prorrogação da quarentena

Após pronunciamento do governador, Pinda anuncia novo decreto e prorrogação da quarentena

(Fotos: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

Na próxima semana, Pindamonhangaba lançará um novo decreto. Após pronunciamento do governador João Dória, nesta sexta-feira (8), o Comitê e Gabinete de Crise para Prevenção e Monitoramento aos Efeitos do Coronavírus (COVID-19) se reuniu e está definindo o novo texto do próximo decreto municipal.

O primeiro ponto a constar do novo decreto, é que Pindamonhangaba permanecerá seguindo a quarentena até o dia 31 de maio, seguindo determinação do Governo do Estado.

Como o decreto de Pinda é mais restritivo que o do Estado, o próximo decreto municipal deve se alinhar mais ao decreto estadual e ampliar, por exemplo, a regulamentação para o setor alimentício.

Pindamonhangaba vem se preparando para enfrentar a pandemia do COVID-19 da melhor maneira possível. O número de leitos de UTI no município foi ampliado em 110% na Santa Casa de Misericórdia, a Prefeitura abriu um hospital de campanha, nesta semana, no Cidade Nova, com novos leitos e equipamentos como respiradores foram comprados. Muitas doações da iniciativa privada chegaram para reforçar a saúde pública do município.

Com a adesão e cumprimento da quarentena desde o início da pandemia, os números de casos e óbitos em Pindamonhangaba são considerados relativamente baixos, fruto da parceria da população. Os decretos lançados desde o dia 16 de março também contribuíram para os números atuais da cidade, de 26 casos testados positivo para coronavírus, 18 suspeitos e dois óbitos confirmados.

Outra medida que estará no novo decreto é a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços públicos – no decreto anterior (5779/2020), Pinda determinava o uso obrigatório de máscaras de proteção para todos aqueles que acessarem estabelecimentos autorizados e serviços de transporte público coletivo ou de transporte individual de passageiros. Diz ainda no parágrafo primeiro que os estabelecimentos que se encontram autorizados a funcionar em regime de exceção deverão proibir a entrada e circulação, em suas dependências, de pessoas que não estejam fazendo uso de máscara.


Publicidade