Início Variedades Governo de São Paulo lança aplicativo ‘Poupatempo Digital’

Governo de São Paulo lança aplicativo ‘Poupatempo Digital’

Em tempos de pandemia, a ferramenta disponibiliza acesso a mais de 60 serviços públicos pelo celular

A Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, lança nesta quarta-feira (06/05), a versão mobile do Poupatempo, programa de atendimento ao cidadão mais be​m avaliado do Estado.

Para ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus, o aplicativo ‘Poupatempo Digital’, oferece ao cidadão a possibilidade de realizar consultas e serviços online, com a mesma qualidade e eficiência, no celular, sem a necessidade de deslocamento a um posto físico para ter a solicitação atendida.

Publicidade

Em tempos de intensa transformação, a solução inovadora desenvolvida pela Companhia é fundamental para manter o pleno funcionamento da administração estadual e garantir a prestação de pelo menos 60 serviços públicos, inclusive de prefeituras, mesmo de forma remota.

De acordo com o Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, a empresa trabalha intensamente para ampliar o leque de opções do Poupatempo. “Queremos estar cada vez mais presentes na vida da população para trazer facilidades. Nesse momento em que o distanciamento social é a medida mais eficiente no combate à propagação da Covid-19 e o atendimento presencial nas unidades está temporariamente suspenso, a Prodesp inovou com a implantação de medidas rápidas e eficientes para que o cidadão consiga resolver suas pendências com segurança e sem sair de casa”, explica Neto.

Pelo aplicativo é possível acessar os mais de 40 serviços digitais disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

A ferramenta conta ainda com novidades, a inclusão de 23 novas opções exclusivas para o app. Hoje, 17 delas já podem ser realizadas, como a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar, por exemplo. A partir da próxima semana, outros seis serviços do Detran.SP, também estarão permitidos.

“Assim como já acontece em alguns postos físicos, onde os serviços são feitos por meio de Balcão Único, a versão digital do Poupatempo permite realizar atendimentos através de um único aplicativo, sem precisar buscar outros canais, e com a garantia de que se trata de um app oficial do Governo de São Paulo. O uso é bastante fácil e intuitivo, possibilitando, inclusive, editar a tela principal com os serviços que mais interessam aos usuários”, comenta o Superintendente.

O app foi desenvolvido para dispositivos dos sistemas Android e iOS. Ao baixá-lo é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha.

O ‘Poupatempo Digital’ será o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, autenticador desenvolvido pela Prodesp para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para acessar serviços do Estado.

Como baixar:

Entre na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e busque por ‘Poupatempo Digital’. Baixe o app gratuitamente e faça seu cadastro.

Serviços ofertados exclusivamente no aplicativo:

Detran.SP: Segunda via da CNH, Renovação da CNH, CNH Definitiva, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Consulta de Multas, Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros, Multas de veículos, Situação do Licenciamento, Licenciamento (CRLV), Indicação de Condutor, Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC), Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões e o acompanhamento da emissão de segunda via de CNH.

IIRGD: Acompanhamento da emissão de RG.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO).
Secretaria da Fazenda e Planejamento: Consulta de IPVA.
CDHU: Acordo
Cetesb: Qualidade do Ar.
Metrô/CPTM: Situação das linhas do Metrô/CPTM.