Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos libera o tráfego no Arco da...

Prefeitura de São José dos Campos libera o tráfego no Arco da Inovação

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos liberou nesta sexta-feira (24) o tráfego na Ponte Estaiada Juana Blanco. Também conhecida como Arco da Inovação, a obra vai beneficiar mais de 60 mil trabalhadores que passam pela região em 1.246 viagens de ônibus todos os dias, além de 150 mil veículos que trafegam pelo local.

A ponte estaiada, que liga a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo.

Logo pela manhã, as equipes da Prefeitura realizaram a última vistoria. A operação foi realizada pelos agentes da mobilidade, que organizaram e liberaram o trânsito.

De agora em diante, os trajetos entre a região central do município e as regiões sul e oeste serão feitos com maior agilidade. A expectativa é que mais de 50% do tráfego que antes passava pela rotatória do Colinas seja transferido para o Arco da Inovação, que não tem semáforos.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sobre a rotatória do Colinas foram construídas duas pontes (superior e inferior) em formato de X. A complexidade e arquitetura do projeto atraíram a atenção de professores e estudantes de diversas instituições de ensino, que foram conhecer a obra durante a execução.

Única no Brasil em arco e curva, a obra teve um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente.

Complexo viário

O complexo viário na região do Arco da Inovação terá uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a Avenida Linneu de Moura à passarela da Via Dutra. O projeto contempla duas passarelas, uma sobre o Córrego Senhorinha e outra sobre o Anel Viário.

A obra do Arco da Inovação permitiu ainda uma série de melhorias na região da rotatória do Colinas, como instalação de um moderno sistema semafórico inteligente, implantação de baia e abrigos de ônibus nas proximidades e na subida da Avenida São João, recapeamento asfáltico, alargamento do viaduto sobre o Córrego Senhorinha e acessibilidade para as pessoas com deficiência.


Publicidade