Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda lança decreto e atualiza medidas de enfrentamento ao novo...

Prefeitura de Pinda lança decreto e atualiza medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba divulga, nesta segunda-feira (16), o decreto 5752/2020, que institui o Gabinete Municipal de Prevenção e Monitoramento aos Efeitos do Coronavírus (Covid-19).

A criação se deu devido, entre outros fatores, ao estado de pandemia sinalizado pela Organização Mundial de Saúde e por força dos alertas emitidos por órgãos como o Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo.

O decreto oficializa o Estado de Emergência no município e determina as diretrizes que a cidade deve tomar para prevenção, como a suspensão e proibição de eventos culturais, esportivos, educacionais ou outras atividades coletivas que proporcionem aglomeração de pessoas. Outro item destacado é quanto ao atendimento ao público no prédio da Prefeitura. Agora, com a opção do 1DOC, os munícipes podem e devem fazer suas solicitações por meio digital, baixando o aplicativo em seu celular ou computador, ou acessando http://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento.

Outro item de destaque é a implantação, quando necessário, do “home office”. Diz trecho do decreto: “À exceção dos servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Segurança Pública que se enquadrarem no exercício de funções essenciais, assim declaradas pelos respectivos Secretários, os demais servidores públicos poderão ser designados para execução de suas atividades por trabalho remoto. §1º Os critérios de aferição poderão ser firmados entre o servidor e o gestor de sua unidade de lotação. §2º Caso as atividades não possam ser desempenhadas em regime de teletrabalho, deverá ser realizado o trabalho presencial e, a critério da chefia imediata, poderão não ser computadas faltas. (…)”.

Com base no decreto, as secretarias da Prefeitura estão se adequando para a prevenção.

Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação seguirá as orientações do Governo do Estado de São Paulo, na suspensão das aulas gradualmente; 16 a 20 de março terão atividades normalmente, em especial, com orientação aos pais desestimulando a presença dos alunos sem considerar as faltas e suspendendo as aulas a partir de 23 de março.

Secretaria de Esportes

A Secretaria de Esportes e Lazer é outro setor da Prefeitura que realiza atividades reunindo diversas pessoas. Por isso, também tomou medidas como suspender todas as aulas para os alunos da melhor idade (a partir dos 60 anos) e, seguindo a Rede Municipal de Ensino, a partir de 23 de março, suspende todas as aulas das escolas de esportes. Nesta semana, não serão computadas faltas aos alunos ausentes. Todos os demais eventos, como jogos, exame médico, recreação, também estão cancelados. Contudo, os serviços administrativos continuam sem interrupção.

Assistência Social

Seguindo determinação do Governo do Estado, a Secretaria de Assistência Social suspendeu as atividades do Centro Dia do Idoso por 60 dias, com expediente normal das atividades administrativas; suspendeu também os serviços dos Centros de Convivência de Idosos por tempo indeterminado, assim como todas as atividades em grupos nas entidades parceiras.

Outra determinação da Assistência Social foi a dispensa das atividades de bolsistas do PEAD com mais de 60 anos e gestantes, para sua própria segurança, por tempo indeterminado, assim como as reuniões socioeducativas no CRAS e CREAS – os serviços permanecem, assim como os atendimentos individualizados do Bolsa Família. Os demais serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social funcionarão normalmente.

Secretaria de Saúde aconselha a procurar hospitais somente em casos de extrema necessidade

A Secretaria de Saúde disponibilizará membros da sua equipe para orientar os munícipes quanto ao fluxo de atendimento diferenciado, estuda a viabilidade na implantação na entrega de remédios delivery para o público (Idosos/Comorbidades) com a finalidade de evitar a circulação desta população mais suscetível.

Além do risco do Covid-19 estamos com elevados índices de dengue e gripe. Procure o Pronto-Socorro em caso de real urgência, especialmente quando o sintoma estiver associado à febre e falta de ar. Somente utilize o PS em caso extrema necessidade e urgência.

Secretarias de Saúde e de Assistência Social já mapearam instituições de longa permanência e desenvolvem ações tais como adoção de etiqueta respiratória, limpeza de superfície, locais arejados e aplicação de vacina contra a influenza partir do dia 23/03/2020 para proteger os idosos e seu relacionamento com o setor público.

Pinda continua sem casos confirmados

A Prefeitura de Pindamonhangaba informa ainda que continuará monitorando e acompanhando a evolução do coronavírus e ressalta que não tem caso de confirmação no município e que aguarda o resultado do caso suspeito.

De acordo com boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica do município, na segunda-feira (16), Pindamonhangaba contava com 12 notificações sendo 1 residente em Tremembé, 6 residentes em Taubaté e 5 residentes em Pinda.

A Vigilância Epidemiológica irá emitir boletins diários, sempre no final do dia, com atualização dos casos.

Para ter acesso ao boletim, basta acessar o site da prefeitura www.pinda.sp.gov.br e clicar no banner do coronavírus.

Luta contra Dengue continua

Pindamonhangaba continua na luta contra a dengue. A cidade se encontra em estado de epidemia, até a segunda-feira (16), com 379 casos, sendo 5 importados, e conta com a população para acabar com os criadouros e se proteger, usando repelente e inseticidas em suas casas.

Publicidade