Início São José dos Campos Guarda reforça policiamento na região central e nos bairros de São José...

Guarda reforça policiamento na região central e nos bairros de São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos implantou uma nova modalidade de segurança urbana preventiva com o objetivo de reforçar o policiamento e o patrulhamento no centro e nos bairros.

A Unidade de Comando e Controle Policial Móvel atende dois locais por dia, prioritariamente praças e corredores comerciais, onde há grande fluxo de pessoas e veículos.

A Base Móvel de Videomonitoramento possui moderna câmera speed dome de monitoramento em tempo real, que capta imagens em um ângulo de 360 graus e possui zoom de 1 km.

O ônibus conta ainda com 6 câmeras fixas e com o suporte operacional de uma viatura e duas motocicletas. No total, 7 guardas realizam o patrulhamento durante as operações, somando-se aos que já executam o policiamento nestes locais no dia a dia.

Com o novo sistema, entrou em vigor neste mês o Plano de Patrulhamento Comunitário da GCM.

É mais uma ofensiva do programa São José Unida, instituído pela Prefeitura em 2017 com o objetivo de reunir as forças de segurança do município e implementar medidas para redução constante e progressiva dos índices de criminalidade, o que tem acontecido nos últimos 3 anos de acordo com os dados divulgados mensalmente pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Aprovação popular

Nesta sexta-feira (13), a equipe do ônibus de videomonitoramento reforçou o patrulhamento na Praça das Gaivotas, na Vila Tatetuba, zona leste, atendendo pedidos da população por meio da Central 156.

Os frequentadores do local elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

“Fiquei feliz de ver o ônibus e os guardas aqui na praça. Dá mais tranquilidade para todos nós. Tenho percebido que a segurança em São José está melhorando muito”, disse a dona de casa Janete Veloso, 63 anos, que se exercita todos os dias na Academia ao Ar Livre da praça.

“A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa. É mais uma forma de inibir a criminalidade e garantir segurança para quem quer se divertir de forma saudável”, afirmou a dona de casa Ana Tomaz Serafim, que tem 69 anos e mora no local há 49 anos.

Novas tecnologias

Com o programa São José Unida, a Prefeitura intensificou a utilização de novas tecnologias para combater a criminalidade e prevenir e reduzir os índices de violência.

Neste ano será implementado o programa de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras com inteligência por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wifi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada).

Com o Projeto Iluminar, está sendo modernizada a iluminação pública, com implantação de lâmpadas de LED, mais modernas, potentes e econômicas. A cidade já chegou a 50 mil luminárias instaladas, beneficiando moradores de todas as regiões.

Outra medida adotada pela Administração é o sistema eletrônico de monitoramento de veículos, com 178 Portais de Segurança, que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade.

Vanguarda em tecnologia, São José inovou mais uma vez, já que a GCM é a única do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos, além de ganhos ambientais.

Melhor Guarda do Estado

A Guarda Civil Municipal de São José mantém o primeiro primeiro lugar entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo nas últimas cinco pesquisas Indsat ((Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Os levantamentos trimestrais são realizados com moradores das cidades avaliadas.

No atual Governo, a Guarda Civil Municipal tem passado por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura.

Foram adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos, drone e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

O efetivo também foi reforçado, com a incorporação de 100 novos guardas, elevando para 380 o total de homens e mulheres à disposição dos munícipes.

Trabalho intensificado

A corporação, que completou 32 anos em janeiro último, mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.

Com os novos investimentos em tecnologia e aumento do efetivo, a GCM atendeu 15.275 ocorrências, um aumento de 49% em relação às 10.239 de 2018 e de 71% na comparação com as 8.934 de 2017.

Em 2016, antes da criação do São José Unida, os guardas foram 6.480 ocorrências, número 136% menor na comparação com 2019.

Publicidade