Início São José dos Campos São José dos Campos terá em abril reforço de 31 novos guardas...

São José dos Campos terá em abril reforço de 31 novos guardas municipais

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A população de São José dos Campos receberá o reforço de 31 guardas civis municipais no próximo dia 3 de abril. A formatura da nova turma será realizada às 9h no Cefe (Centro de Formação do Educador), na zona norte.

O curso de formação, iniciado em 14 de outubro último, tem 720 horas de aulas práticas e teóricas, com duração de seis meses.

A capacitação também está sendo feita por 4 guardas civis municipais da vizinha Caçapava, em uma cooperação entre as corporações das duas cidades.

Foto: Charles de Moura/PMSJC

Aulas de tiro

Na reta final do curso, os novos agentes estão tendo aulas de tiro no estande da GCM de São José, na zona norte.

As atividades são adequadas ao Método Giraldi (também conhecido como Treinamento Defensivo na Preservação da Vida), que consiste em um conjunto de técnicas e normas utilizado por forças de segurança em todo o país.

Além disso, é um método recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Cruz Vermelha Internacional, por ser focado na segurança do agente, da vítima e também do agressor.

Os novos guardas vão passar por treinamentos de tiro em alvos e em situações cotidianas simuladas. O preparo também inclui manuseio de pistolas, revólveres e armas longas.

Ao longo dos últimos cinco meses, eles tiveram treinos físicos e de defesa pessoal, treinamento de rapel e aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia e procedimentos operacionais e administrativos, entre outros conhecimentos que lhes serão úteis para suas atividades.

Após a conclusão do curso de formação, estarão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda civil municipal.

Eles atuarão no patrulhamento nas ruas e nas atividades de preservação de bens, serviços e instalações públicas.

Empolgação

Os alunos estão ansiosos pela chegada do dia 3 de abril, quando iniciarão o trabalho, servindo a população.

“O curso de preparação está sendo muito legal. Estou gostando de tudo e aprendendo muito, mas não vejo a hora de ir para a rua e começar a trabalhar. Acredito que estamos preparados para prestar um bom serviço à população”, disse Sara Coupê, 23 anos.

“O curso é muito bacana e estimulante. Tem muita coisa legal, como agora nas aulas de tiro. Eu me surpreendi com o tanto de conhecimento que estamos recebendo neste período de seis meses. Agora entendo porque São José tem a melhor GCM do Estado de São Paulo”, afirmou Otávio Ponciano, 26 anos.

Reforço

Com o novo grupo, terão sido incorporados 100 novos agentes –os outros 69 iniciaram o trabalho operacional em maio de 2019.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto em 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados.

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

A GCM de São José, criada há 32 anos, conta atualmente com um efetivo de 349 homens e mulheres.

Melhor Guarda do Estado

A Guarda Civil Municipal de São José mantém o primeiro primeiro lugar entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo nas últimas cinco pesquisas Indsat ((Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

Os levantamentos trimestrais são realizados com moradores das cidades avaliadas.

No atual Governo, a Guarda Civil Municipal tem passado por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura.

Os investimentos integram as ações do programa São José Unida, criado em 2017 para reunir todas as forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Foram adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos, drone e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

Vanguarda em tecnologia, São José inovou mais uma vez, já que a GCM é a única do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos, além de ganhos ambientais.

Publicidade