Início São José dos Campos Meu Pet Feliz abre inscrições para 6ª fase de castrações em São...

Meu Pet Feliz abre inscrições para 6ª fase de castrações em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos abre nesta terça-feira (10) as inscrições para a 6ª fase do Programa Meu Pet Feliz. Serão 1.000 vagas disponíveis para as castrações de cães e gatos. O cadastro deve ser feito pelo site da Prefeitura a partir das 9h.

Serão disponibilizadas 250 vagas para machos da espécie canina, 60 para machos felinos, 120 para fêmeas felinas, 500 para fêmeas caninas e 70 para cães acima de 20 kg (macho ou fêmea).

As castrações serão realizadas por ordem cronológica de acordo com a inscrição, respeitando a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero.

O munícipe deverá preencher o formulário de inscrição com dados corretos e atualizados, além de acompanhar pelo e-mail cadastrado e telefone o chamado feito pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para agendamento da cirurgia.

As primeiras castrações desta fase estão programadas para dias 26 e 27 de março, no centro cirúrgico do CCZ.

Balanço

O Programa Meu Pet Feliz teve início em agosto de 2018 e nas cinco fases anteriores foram castrados 4.912 animais, sendo 3.885 cães (1.335 machos e 2.550 fêmeas) e 1.027 gatos (404 machos e 623 fêmeas).

O programa é permanente e tem como objetivo estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, o programa faz a microchipagem para identificação destes animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Requisitos para inscrições:

Proprietário

Residir no município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos.
Animais

Devem ser de espécie canina ou felina.
Não serem utilizados para fins comerciais ou de competições.
Animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes.
Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Gatos

Idade entre 4 meses a 8 anos.

Cães

Até 20 Kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos.
Entre 20 a 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos.
Acima de 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 6 anos.

Importante

Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros).
Critérios para inscrições

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF/Endereço. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição.

ONG’s e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, também deverão inscrever animais sob sua responsabilidade, cujas vagas serão distribuídas mediante percentual equitativo.

Publicidade