Início São José dos Campos No Mês da Mulher, Colinas Shopping debate a desconstrução de estereótipos femininos...

No Mês da Mulher, Colinas Shopping debate a desconstrução de estereótipos femininos em talk com Marina Person

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Com o tema ‘Feminismo sem caricaturas e clichês’, bate-papo também contará com a presença de Fernanda Lensky e Rita Palmeira, no dia 4 de março; entrada é gratuita

Embora atualíssima, a luta pelos direitos das mulheres atravessa séculos. E os debates contemporâneos sobre feminismo são, ainda, recheados de clichês e caricaturas. Quais são esses estereótipos? Será que nosso olhar está contaminado por eles?

Para debater o tema e desmistificar muitas das ideias que envolvem a efetivação dos direitos das mulheres na sociedade, o Colinas Shopping realiza no dia 4 de março uma edição especial do Colinas Talks com o tema “Feminismo sem caricaturas e clichês”. O evento será realizado no Teatro Colinas, a partir das 19h30, e a entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.

O bate-papo contará com a presença da diretora, apresentadora e atriz Marina Person, 51 anos, e da jornalista e bailarina Fernanda Lensky, 26. A conversa será mediada pela pesquisadora Rita Palmeira.

De diferentes gerações, as convidadas vão conversar sobre suas histórias e experiências enquanto mulheres imersas em uma sociedade que revê e coloca em xeque antigos padrões e discursos patriarcais e machistas.

Ainda hoje, por exemplo, às feministas são cunhados estereótipos do tipo: “elas não se depilam”; “elas odeiam homens”; “elas são todas lésbicas”. As afirmações parecem absurdas – e são! –, mas infelizmente representam desconhecimento e preconceitos reais de muita gente.

Os estereótipos que envolvem as mulheres, entretanto, precedem o movimento feminista e estão enraizados na cultura patriarcal, desde a concepção da ideia de inferioridade do gênero feminino. O que isso significa atualmente? Por que desconstruir clichês e caricaturas impostos ao feminismo é tão importante?

Colinas Talks especial Mês da Mulher

É para responder a essas e outras questões que o Colinas Shopping realiza a terceira edição do Colinas Talks especial Mês da Mulher.

Criado para celebrar a data e propor debates contemporâneos, a fim de inspirar o público e elucidar temáticas muitas vezes alvo de discussões polarizadas, o Colinas Talks aposta em um formato que coloca mulheres conhecidas e reconhecidas em suas áreas no palco do Teatro Colinas para um bate-papo mediado sobre questões relacionadas ao dia a dia da mulher e seu espaço na sociedade.

A primeira edição do Colinas Talks especial Mês da Mulher, em 2018, reuniu Clarice Falcão e Ruth Manus, que discutiram “Questões Femininas e Feministas”. No ano seguinte, as convidadas foram Fernanda Young e Joselia Aguiar, também com o Teatro Colinas lotado, no bate-papo “Mulheres que escrevem: um diálogo sobre o feminismo”.

Com aproximadamente duas horas de duração, a entrada para o talk é gratuita. Para participar, é necessário inscrição prévia no SAC do Colinas Shopping ou via whatsapp (12) 99738-1296, pois os lugares são limitados à lotação do espaço.

As convidadas da edição 2020

Para debater o tema da edição deste ano, “Feminismo sem caricaturas e clichês”, o time de convidadas reúne mulheres que abordam e debatem, no dia a dia, questões feministas.

Marina Person, 51, é diretora, apresentadora e atriz. Na televisão, trabalhou por quase 20 anos na MTV Brasil e por quatro anos na TV Cultura. Entre outros, ela dirigiu o documentário “Person” e em 2015 lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, “Califórnia”. Também foi atriz de “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach, e fez participações em vários outros filmes. Em 2016, estreou como protagonista no cinema, em “Canção da Volta”, longa dirigido por Gustavo Rosa de Moura.

Atualmente, Marina Person apresenta os programas “Cinedrops” (Rádio Eldorado), “Magazine Arte 1 com The New York Times” (Canal Arte 1) e “Marinando”, um canal de culinária saudável no You Tube, hospedado pelo UOL Universa.

Fernanda Lensky, 26, é jornalista e mãe. Atualmente, trabalha com mídias sociais, propondo uma perspectiva feminina sobre o mercado e a sociedade.

Fernanda conta que foi após a maternidade não planejada que teve seus primeiros questionamentos sobre o próprio corpo – tentando se adaptar mental e fisicamente ao corpo materno. Hoje em dia, ela explica que sua vivência serve como “peneira na hora de escolher como manter, cuidar ou relacionar esse corpo tido como político”.

Na medição, o Colinas Talks terá Rita Palmeira. Ela é doutora em literatura brasileira, pela USP, e mestre em Teoria Literária, pela Unicamp. É editora da revista Novos Estudos/Cebrap e pesquisadora do projeto Conexões Itaú Cultural: Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior.

Colinas Talks especial Mês da Mulher

Quando: 4 de março (quarta-feira), às 19h30

Onde: no Teatro Colinas, no Colinas Shopping (av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP)

Evento gratuito

É necessário se inscrever previamente no SAC do Colinas Shopping ou via whatsapp (12) 99738-1296

Publicidade