Início Variedades Museu-Escola Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, terá McLaren Senna...

Museu-Escola Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, terá McLaren Senna GTR XP entre as raridades automobilísticas

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade


Projeto que vai reunir carros raros, entre clássicos e esportivos, destaca aquisição histórica e ultramoderna, única da América Latina, em homenagem ao piloto Ayrton Senna

Após três meses da realização do 2º Encontro de Carros Antigos, em Campos do Jordão, a Fundação Lia Maria Aguiar apresentou em São Paulo, na última terça, 18 de fevereiro, junto à McLaren e a Senna Brands, a McLaren Senna GTR, um dos modelos históricos que poderá ser visto no acervo do Museu-Escola Fundação Lia Maria Aguiar, a ser inaugurado pela instituição na cidade serrana em 2021.

Desenvolvido pela McLaren Special Operations e único da América Latina dentre 75 unidades existentes no mundo, o modelo é um Experimental Prototype (XP) e apresenta personalização exclusiva, com detalhes de pintura e acessórios escolhidos pessoalmente pela presidente da Fundação, Sra. Lia Maria Aguiar, que, em maio de 2019, esteve no centro tecnológico da Mclaren, em Woking, recebida por Amanda McLaren, filha do fundador da marca, Bruce McLaren.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A aquisição do carro, feita pela Sra. Lia Maria Aguiar através de sua pessoa física em doação para o futuro Museu-Escola de sua Fundação, vai ao encontro dos valores da instituição, que, há 11 anos, acredita na transformação do jovem por meio de tudo que é feito com amor e dedicação, sendo atualmente responsável pelo desenvolvimento sócio-educativo-cultural de 700 crianças e jovens de Campos do Jordão.

Em plena conexão com as marcas envolvidas neste lançamento, a supermáquina, capaz de misturar genialidade e inovação com brutalidade e delicadeza, também contou com uma equipe jovem à frente de seu desenvolvimento e montagem, pessoas motivadas e inspiradas por aquilo que acreditam e movidas por um universo que em breve poderá ser conhecido através do Museu-Escola.

Feito em fibra de carbono azul e montado com todos os opcionais possíveis e imagináveis, o ypercar recém lançado, ​que, por se tratar de um carro de pista não é homologado para circular nas ruas, traz nas laterais o logotipo da Fundação que leva o nome da compradora, e que, aos 81 anos, se sente feliz em, não só poder homenagear o piloto brasileiro Ayrton Senna, por quem cultiva profunda admiração, mas também poder dar oportunidade para que pessoas do mundo todo visitem o carro.

Tecnicamente, a escolha desta McLaren representa o que há de mais moderno e esportivo dentre as joias sob quatro rodas que farão parte do museu em construção, junto de aproximadamente outros 200 modelos que pertenceram a Og Pozzoli, considerado um dos maiores colecionadores de carros antigos do Brasil, a exemplo do Hispano Suiza (1911), a jardineira Fiat 15 Bis (1912), a Chrysler Imperial L80 (1928) e o Lincoln Model K (1938), cheios de histórias para contar.

Já o lado educacional do projeto será voltado para a capacitação de jovens no universo da restauração de automóveis antigos, inicialmente por meio de cursos livres de aprendizado e ensino profissionalizante, contemplando diversas áreas relacionadas à cultura do automóvel, – bem como acontece com os núcleos de Dança, Música e Teatro da instituição – , e prevê ainda contribuir com o turismo e a oferta de empregos na região.

“Contribuir para o enriquecimento cultural da população também incentivou a Fundação a investir nesse projeto, que pretende preservar e valorizar a história do automóvel, além de promover o aprendizado, instruindo e formando profissionais deste mercado em diferentes especialidades”, diz Luiz Goshima, diretor da Fundação.

A apresentação

A apresentação do superesportivo com 825 CV, equipado com o M840TR, aconteceu na manhã de terça-feira, 18, durante um evento realizado no piso superior da loja da McLaren, em São Paulo, contando com a presença da Sra. Lia Maria Aguiar, Luiz Goshima – diretor da Fundação, Henry Visconde – presidente da McLaren São Paulo e diretor da Eruobike, Bruno Bonifácio – general manager da McLaren Brasil, Bianca Senna – CEO da Senna Brands, e Thiago Fernandes – diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna.

Entre discursos e relatos de verdadeiros amantes dos automóveis, do universo automobilismo e do piloto Ayrton Senna, o momento de grande emoção da cerimônia ficou por conta da revelação do modelo exclusivo Senna GTR XP, que contou com uma apresentação do coral do Núcleo de Teatro da Fundação Lia Maria Aguiar, coordenado por Viviane Santos. Um grupo de alunos, ali representado pela solista Sara Milca, ficou responsável por entoar o famoso ‘Tema da Vitória’ à capella, acompanhados ao piano pelo maestro e diretor musical Thiago Gimenes.

A descoberta do carro, ao som da icônica canção, comoveu a todos, especialmente Bianca Senna, que não apenas comentou sobre a importância social que há na real possibilidade do país ver de perto o modelo a ser exposto no Museu-Escola, em 2021, como também ressaltou a semelhança de valores e propósitos entre o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Lia Maria Aguiar. “Para mim esse carro representa os valores do Ayrton através, ele é o carro mais rápido da McLaren, com tudo de mais diferente feito no seu desenvolvimento, por isso ele é chamado de ‘Challenge the Impossible’, e eu acho que ele vai dar essa inspiração para as crianças, para que elas saibam que podem criar o que quiserem na vida delas”, disse.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Sobre a Fundação Lia Maria Aguiar

Com o sonho de uma sociedade mais justa e repleta de oportunidades, a empresária Lia Maria Aguiar criou em 2008 uma instituição que leva o seu nome. Atuante em Campos do Jordão e região, a Fundação Lia Maria Aguiar, ou FLMA, é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento de pilares fundamentais para um mundo melhor: educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social.

Para isso, conta com projetos socioculturais em que 700 de crianças e jovens despertam seus talentos artísticos e desenvolvem o caráter cidadão, beneficiando também suas famílias na acolhida. E o mais importante: descobrem o potencial de transformar sonhos em realidade. Visando a valorização do Patrimônio Histórico e o Enriquecimento da Cultura de Campos do Jordão, os projetos da instituição, sendo alguns deles já transformados em tradição, contemplam sua população de diferentes formas:

Através da arte com a realização de concertos, shows e espetáculos por meio dos núcleos de Música, Dança e Teatro. Propondo a conscientização do cidadão, com a prática do debate em prol de um futuro melhor no ‘Encontro da Cidadania’, e propagando a cultura do país e do mundo com a construção do ‘Museu do Automóvel’, ocupado por modelos históricos, além de oferecer formação para jovens em profissões da área, proporcionando educação e oportunidades na escola do Museu.

A Fundação promove ainda a valorização do espírito natalino, capaz de estimular sonhos e gerar novas perspectivas por meio do ‘Natal dos Sonhos’, uma temporada de programação familiar repleta de atrações culturais, além dos encantos visuais em decorrência da iluminação e decoração da cidade, e das atividades esportivas como a ‘Corrida Iluminada de Natal’.

Saiba mais em https://www.flma.org.br/
Redes Sociais: @fundacaoliamariaaguiar

Publicidade