Início Pindamonhangaba Sábado é “Dia D” de vacinação contra o Sarampo em Pinda

Sábado é “Dia D” de vacinação contra o Sarampo em Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Sábado (15) é “Dia D” de vacinação contra o sarampo e Pindamonhangaba está participando do calendário estipulado pela Secretaria de Saúde do Estado. A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura estará vacinando em 6 postos de vacinação, das 8h às 17h. São eles: Ciaf, Feital, Nova Esperança, Praça Monsenhor Marcondes, Castolira e Shopping Pátio Pinda.

De acordo com o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, a Campanha, neste momento, será de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação

conforme o calendário vacinal vigente), considerando os seguintes grupos-alvo de

vacinação: prioritariamente as crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos

(dezenove anos, 11 meses e 29 dias) de idade; toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 para atualização da situação vacinal que procurarem os serviços de vacinação (demanda espontânea); crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, com alto índice de transmissibilidade, através de vias aéreas, tosse, espirros, podendo também ser transmitida pela saliva ou secreção nasal. Estudos apontam, que uma pessoa contaminada pode transmitir para até 20 pessoas. Por esta razão, o uso da vacina é de suma importância para proporcionar a imunização a todos e controlarmos a doença.

Publicidade