Início São José dos Campos Projeto musical leva repertório de chorinho à Casa do Idoso Norte nesta...

Projeto musical leva repertório de chorinho à Casa do Idoso Norte nesta quarta-feira (5), em São José

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Casa do Idoso Norte, em São José dos Campos, recebe nesta quarta-feira (5), às 15h, show de chorinho com apresentação do projeto “Cronologia do Choro Joseense”. O espetáculo, gratuito, faz parte do projeto desenvolvido pelos coletivos de música Conversa Afiada e Conversa de Cordas, que tem por objetivo levar a diversos espaços do município uma série de shows gratuitos com repertório baseado em composições de antigos chorões da cidade, homenageando autores nascidos entre 1920 e 1989.

Segundo os músicos, a intenção do projeto – que teve início em dezembro último – é mostrar para o grande público a importância do trabalho de mestres do choro joseense como o violonista e ex-prefeito Elmano Veloso, os bandolinistas João Silva e Jorge Israel e o maestro, saxofonista e clarinetista José Antônio Cunha, fundador do Clube do Choro Pixinguinha, e de nomes da nova geração, como o bandolinista e cavaquinista José Marcos Manoel e o flautista Everton Campos.

“Cronologia do Choro Joseense” foi aprovado em edital público (2019) da Fundação Cultural Cassiano Ricardo para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos. O trabalho estrutura-se em pesquisa realizada pelos integrantes dos coletivos Conversa Afiada e Conversa de Cordas – que reúnem compositores e instrumentistas da nova geração do choro da região – sobre a obra de antigos compositores.

Segundo o músico Luiz Paulo Muricy, proponente do projeto, as composições dos grupos da velha guarda do choro eram transmitidas, essencialmente, de forma oral para as novas gerações, existindo poucos registros em partitura das composições desses artistas. Para montar o repertório dos shows, os grupos precisaram “garimpar” essas composições, resgatando gravações e antigos áudios e transcrevendo o conteúdo. Agora, por meio do projeto, as partituras resultantes da pesquisa serão disponibilizadas na internet para consultas. Os arranjos para os espetáculos foram elaborados para a formação tradicional dos conjuntos regionais de choro, reunindo instrumentos como cavaquinho, pandeiro, bandolim, violão e flauta.

Um painel com fotos sobre o movimento do choro na cidade acompanha os espetáculos. A ideia é criar uma espécie de linha do tempo, desde o início do século 20 até os dias atuais.

Além dos shows musicais, o projeto prevê ainda uma série de quatro concertos didáticos em escolas públicas de São José dos Campos, no início deste ano. A proposta deste formato é que, durante as apresentações, os músicos tracem um breve panorama do gênero, toquem e apresentem seus instrumentos.

Ficha técnica

Fazem parte do projeto “Cronologia do Choro Joseense” os músicos Luiz Paulo Muricy (cavaquinista / diretor e produtor artístico); José Marcos Manoel (bandolinista / diretor e produtor musical); Cláudio Rogério Ferreira (violonista); Everton Rodolfo Campos (flautista); Bruno Bertolino (pandeirista); Maria Antonieta Sachs Mendes (cavaquinista/ diretora de palco e figurino); Carlos Alexandre Wuensche (violonista / arranjador); Lívia Loureiro (figurino e cenários).

Projeto “Cronologia do Choro Joseense” beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura, edital nº 20/P/2018/FCCC.

Serviço: Cronologia do Choro Joseense – Show quarta-feira, dia 5 de fevereiro, às 15h, na Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro, 99, Santana – São José dos Campos). Gratuito. Informações sobre o projeto pelo telefone (12) 99761-2071.

Publicidade