Início Pindamonhangaba Pinda tem mais de 200 pessoas empenhadas na limpeza da cidade

Pinda tem mais de 200 pessoas empenhadas na limpeza da cidade

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Época de chuva e calor intenso geralmente traz uma grande preocupação para as cidades: o aumento de grama e mato nas praças, canteiros e rotatórias. Para amenizar esse problema a Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Meio Ambiente, criou várias frentes de trabalho para executar os serviços de poda e roçada nos espaços públicos.

Atualmente mais de 200 pessoas estão simultaneamente nas ruas da cidade através de quatro frentes de atuação.

Empresa terceirizada – Gerida pela Secretaria de Meio Ambiente, a empresa Coletora Pioneira é detentora do contrato para manutenção da limpeza, poda e roçagem. Atualmente a empresa tem 6 equipes de trabalho (Pinda e Moreira César) que visa agilizar a demanda de serviços, que aumenta demasiadamente nesta época do ano. Outra empresa terceira que também tem contrato para esse serviço e colabora com menor efetivo é a Meta Flora.

Convênio Funap – Outra frente de trabalho é o convênio que o município tem com a Fundação de Amparo ao Preso, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. Além da boa prática de responsabilidade socioambiental, o convênio visa deixar a cidade com um visual melhor, agilizando esses e outros tipos de serviços com a presença de 80 reeducandos do sistema prisional.

PEADs – Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado é uma ação da Secretaria de Assistência Social que dá um socorro para quem não está conseguindo a recolocação no mercado profissional. Dentre outras atividades, hoje cerca de 30 beneficiários deste programa estão direcionados para trabalhar na limpeza e zeladoria da cidade.

Efetivo próprio – Além do efetivo indireto, a Prefeitura tem também em seu corpo de funcionário cerca de 50 servidores públicos que também são direcionados especificamente para essa ação.

“É uma verdadeira tática de guerra que empenhamos diariamente para manter a cidade mais limpa. Com o calor intenso, nosso gramado cresce muito rápido. Não só das praças, rotatórias e trevos mas também temos nossas unidades de saúde e de educação que também temos que deixar em ordem”, afirmou Maria Eduarda San Martin, secretária de Meio Ambiente.

Publicidade