Início São José dos Campos GCM de São José dos Campos comemora 32 anos de eficiência

GCM de São José dos Campos comemora 32 anos de eficiência

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Referência em todo o Estado de São Paulo por sua eficiência e bons serviços prestados à população, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos completou 32 anos neste mês de janeiro.

A solenidade de aniversário foi realizada nesta segunda-feira (27), com a presença de cerca de 300 pessoas, reunindo guardas, seus familiares e amigos e autoridades.

O evento, realizado na sede da Guarda, na Vila Industrial, foi prestigiado por comandantes de GCMs, secretários municipais de Segurança e representantes de prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, do Estado de São Paulo e outros estados, como Minas Gerais.

Também compareceram lideranças da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, do Exército, de Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de igrejas evangélicas e de outras entidades da sociedade civil organizada.

Os guardas que se destacaram em 2019 no combate a crimes, prisão de criminosos e libertação de reféns, entre outras ações, foram condecorados com láureas.

Já lideranças de forças policiais e entidades parceiras da GCM receberam certificados.

Melhor Guarda do Estado

A Guarda Civil Municipal de São José mantém o primeiro primeiro lugar entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo nas últimas cinco pesquisas Indsat ((Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

Os levantamentos trimestrais são realizados com moradores das cidades avaliadas.

No atual Governo, a Guarda Civil Municipal tem passado por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura. Os investimentos integram as ações do programa São José Unida, criado em 2017 para reunir todas as forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Foram incorporados 100 novos agentes neste ano. A corporação conta atualmente com efetivo de 366 homens e mulheres.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

Vanguarda em tecnologia, São José inovou mais uma vez, já que a GCM é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos, além de ganhos ambientais.

Publicidade