Início Taubaté Prefeitura de Taubaté e Sebrae-SP oferecem 120 vagas para capacitação gratuita

Prefeitura de Taubaté e Sebrae-SP oferecem 120 vagas para capacitação gratuita

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A Prefeitura de Taubaté e o Sebrae-SP oferecem 120 vagas para capacitação empreendedora gratuita. São três cursos voltados a diferentes públicos. As inscrições já estão abertas e vão até 10 de fevereiro.

A parceria faz parte do programa Taubaté Empreendedora, que envolve ações voltadas a empresários e microempresários das áreas de comércio, serviços, alimentação fora do lar e agricultura familiar.

Publicidade

Além destas vagas, o projeto já trabalha com empresas da cidade dentro do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) e com professores e alunos da rede municipal de ensino fundamental (ciclo II), de período integral, dentro da metodologia Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP). O objetivo do projeto é fomentar o empreendedorismo local para o desenvolvimento da atividade econômica da cidade de forma sustentável.

As primeiras 60 vagas são destinadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs) dos setores de comércio e serviços. São 30 vagas para o setor de comércio varejista, que inclui roupas, calçados, acessórios, produtos eletrônicos, de limpeza, de beleza e afins. As outras 30 vagas são para o setor de serviços e englobam microempresários de pequenos reparos, beleza, informática, limpeza, costura, automotivo, alimentação e similares.

Os MEIs passarão por uma trilha de capacitação entre os dias 17 de fevereiro e 2 de abril com temas sobre comportamento empreendedor, formação de preço de venda, fluxo de caixa, marketing digital, legislação, planejamento, indicadores de gestão, inovação e acesso à crédito. Ao todo, serão 45 horas de capacitação.

As Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte do segmento de alimentação fora do lar (AFL), ou seja, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, cafeterias, food trucks e afins, terão 30 vagas para discutir temas como tendências, controle de estoque, gestão de pessoas, gestão financeira, elaboração de ficha técnica, engenharia de cardápio, manual de boas práticas e POPs. Serão 47 horas de capacitação e mais 6 horas de consultorias entre os dias 23 de março e 8 de maio.

Já a capacitação voltada para 30 produtores rurais terá como foco a agricultura familiar. Produtores de hortaliças, apicultores, piscicultores e leite, poderão participar. Eles vão trabalhar temas como finanças, vendas e associativismo entre os dias 24 de março e 26 de maio.

A iniciativa não vai gerar custos aos empreendedores. Todo o programa é subsidiado pela Prefeitura de Taubaté. O Sebrae-SP é responsável por toda a capacitação técnica. As capacitações para MEIs de comércio e serviços, além das MEs e EPPs de Alimentação serão realizadas no Hub de Inovação e Tecnologia de Taubaté (HITT), localizado na Rua Conselheiro Moreira de Barros, 203, no centro.

Trabalho em andamento

A parceria entre Prefeitura de Taubaté e Sebrae-SP também promove a cultura empreendedora por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (). O programa envolve alunos do ensino fundamental e estimula o comportamento empreendedor entre crianças e adolescentes, já está em fase de capacitação dos professores. Em fevereiro, os alunos da Rede Municipal de Ensino do fundamental (ciclo II), de período integral, já poderão se beneficiar do programa.

O programa Taubaté – Orgulho de Empreender Aqui ainda inclui ações de políticas públicas, como por exemplo Empreenda Rápido, missões empresariais, encontro de negócios, além do atendimento no Posto do Sebrae Aqui e na unidade do Sebrae Móvel.
Os interessados em participar das ações podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro, por meio do link: http://bit.ly/orgulhodeempreenderaqui, pelo telefone (12) 3621-5223 ou diretamente no Sebrae Aqui de Taubaté, localizado na rua Armando Salles de Oliveira, 457, no Jardim das Nações.