Início São José dos Campos Educador físico coloca em prática projeto pessoal gratuito Xô Sedentarismo em São...

Educador físico coloca em prática projeto pessoal gratuito Xô Sedentarismo em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

as atividades são realizadas aos domingos no Parque Ribeirão Vermelho

A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 20 minutos de atividade física leve ou moderada por dia. Mas a população brasileira está longe disto, 46% das pessoas não praticam atividade nenhuma e estão mergulhadas no sedentarismo. Em São José dos Campos, a iniciativa de um educador físico quer mudar este quadro. Todos os domingos ele orienta e aplica treinos gratuitamente para quem deseja deixar o sedentarismo de lado.

O educado físico Eid Nogueira tem o projeto pessoal de combater o sedentarismo estimulando a prática de exercícios, é o projeto “Xô Sedentarismo, Qualidade de Vida para Todos”. Por este motivo, aos domingos, no Parque Ribeirão Vermelho, zona oeste de São José dos Campos, ele reúne as pessoas. Os encontros são marcados por rede social ou WhatsApp.

O grupo se reúne às 7h30 da manhã, Eid Nogueira escuta a história de cada um e aplica a atividade de acordo com o perfil do participante.  O aquecimento e alongamento é o mesmo para todos, em seguida, ele orienta o exercício na academia ao ar livre, a caminhada ou corrida. Ao todo, uma hora e meia de exercícios físicos.

Os praticantes são universitários ou pessoas acima de 35 anos que por conta do trabalho ou faculdade se tornaram sedentários.

“Aqui aos domingos, estamos dando início a atividade física na vida da pessoa que está parada. Mas, ela precisa sair da promessa e criar uma rotina de atividade física porque senão o fracasso da continuidade é certo”, relatou o educador físico Eid Nogueira.

Durante a execução dos exercícios Eid Nogueira tira as dúvidas e faz a orientação da prática do exercício como a frequência, respiração e intensidade.

“Eu explico que o exercício fisico tem que estimular o corpo de maneira geral com movimentos amplos. O importante é a pessoa sair do sedentarismo e conhecer a atividade com orientação adequada, por mais simples que seja o exercício”, disse Eid Nogueira.

“Faltam palavras para dizer os benefícios de treinar de forma correta e objetiva. Erroneamente sempre achei que, era só colocar o tênis e sair correndo. Minha experiência com Eid Nogueira me mostrou muito mais, da atenção ao escolher o tênis até as formas e posição corporal correta durante os treinos, dosagem de energia, respiração e algo que foi o diferencial, o companheirismo. Vejo agora a atividade física de modo prazeroso, com baixa possibilidade de lesão e sempre com vontade de ir mais longe. Aprendi a importância da boa alimentação, hidratação e descanso, com tudo isso, não só a parte estética, sobretudo a vitória sobre o sedentarismo, me fez ver a vida de forma diferente: no levantar e no deitar. Correr e treinar com Eid Nogueira, é uma experiência inovadora que eu trouxe para minha vida”, comentou José Glauber.

Praticar exercícios é fundamental para o corpo e para a mente e ajuda a prevenir doenças, melhora a qualidade de vida, o desempenho profissional e desenvolve a autoestima. Segundo a OMS o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

O sedentarismo está associado a doenças silenciosas e crônicas como o infarto, a hipertensão e a diabetes. Ele tem como resultado direto o aumento do sobrepeso e da obesidade, hoje problemas crescentes no país. Esta minha iniciativa chama a atenção para a saúde e como eu brinco, xô sedentarismo, qualidade de vida para todos”, comentou Eid Nogueira

O educador físico e personal trainer Eid Nogueira tem 25 anos de experiência, é pós-graduado em Ciência Biológicas e em Treinamento Desportivo. Além de desenvolver o trabalho voluntário de conscientização de combate ao sedentarismo, com foco na prática esportiva rotineira, gerando um hábito na vida das pessoas, da infância a idade adulta, ele também faz atendimentos individuais e em grupos para alunos particulares. Eid realiza treinamentos para corridas, bike, trilhas, hit na esteira e hit localizado, condicionamento, treinamento de força e hipertrofia muscular.

Publicidade