Início São José dos Campos São José dos Campos mantém liderança em segurança e GCM no Estado

São José dos Campos mantém liderança em segurança e GCM no Estado

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Com o programa São José Unida, novos projetos e ampliação dos investimentos e ações da Prefeitura, São José dos Campos mantém a liderança no ranking das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo no grau de satisfação da população com a segurança, de acordo com pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) referente ao quarto trimestre de 2019.

O serviço tem 69% de aprovação contra 56% na pesquisa feita no último trimestre de 2016, antes da implantação do São José Unida.

O índice também subiu em relação ao levantamento do terceiro trimestre de 2019, quando a aprovação foi de 67%.

Também na comparação com aquele levantamento, o índice de bom e ótimo subiu de 19 para 31%.

As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir de avaliação feita pelos próprios moradores pesquisados. Foram ouvidos 600 munícipes.

São José também conquistou a liderança na área de segurança nos levantamentos do primeiro, segundo e terceiro trimestres deste ano.

Com os investimentos, ações, programas e projetos da atual Administração, a cidade é a primeira colocada nos serviços de limpeza pública, coleta de lixo, merenda escolar, administração pública, educação pública, saúde pública, transporte público, abastecimento de água, qualidade da água, iluminação pública, geração de empregos, cultura, qualidade do asfalto, qualidade de vida e trânsito.

São José Unida

A liderança na pesquisa Indsat comprova as melhorias em segurança implementadas pela atual Administração com o programa São José Unida, que foi criado em 2017 e reúne todas as forças de segurança.

Com as ações adotadas em conjunto com a Polícia, os índices de criminalidade têm despencado progressivamente.

Em 2019, foram registradas as menores taxas de homicídios, roubos, assaltos e furtos somados, roubos de veículos e furtos e roubos de veículos somados em comparação aos mesmos períodos dos últimos 18 anos, considerando os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública desde o início da série histórica, em 2002.

As quedas mais expressivas nos índices se referem na comparação com 2016, antes da implantação do São José Unida.

Sob a liderança da Administração, participam do programa a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Melhor Guarda do Estado

A Guarda Civil Municipal de São José também manteve o primeiro lugar entre as corporações das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo na pesquisa Indsat do quarto trimestre de 2019. É o quinto levantamento consecutivo na liderança.

A GCM registrou 643 pontos, 10 a mais do que na pesquisa anterior, e 84% de aprovação da população contra 80% do levantamento do terceiro trimestre.

No atual Governo, a Guarda Civil Municipal tem passado por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura.

Foram incorporados 100 novos agentes neste ano. A corporação conta atualmente com efetivo de 366 homens e mulheres.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

Vanguarda em tecnologia, São José inovou mais uma vez, já que a GCM é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos.

Investimentos em segurança

• Implantação de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras com inteligência por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wifi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada)

• Criação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança do município para prevenir e reduzir os índices de criminalidade

• Modernização do sistema de iluminação pública, com implantação de lâmpadas de LED. A cidade já ultrapassou 43 mil luminárias de LED, beneficiando moradores de mais de 200 bairros.

• Câmeras de monitoramento com tecnologia de fotossensores, que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade

• Sistema eletrônico de monitoramento de veículos

• Contratação de mais 100 guardas civis municipais, aumentando o efetivo para os atuais 366 integrantes

• Maior agilidade e mais resultados na Guarda Civil Municipal após a substituição de 100% da frota por carros elétricos, que são menos poluentes, mais econômicos e eficientes. Compra de novas armas, fardamentos, coletes à prova de bala e tablets

• Retomada da Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar

Publicidade