Início Pindamonhangaba Pronto Socorro de Pinda tem movimentação intensa devido a dezenas de casos...

Pronto Socorro de Pinda tem movimentação intensa devido a dezenas de casos de intoxicação alimentar

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O Pronto Socorro Municipal de Pindamonhangaba está com movimentação atípica (acima do normal) hoje (16/1), devido à chegada de mais de 60 pacientes vítimas de intoxicação alimentar em três empresas da cidade.

Normalmente o Pronto Socorro realiza em média 500 atendimentos por dia – durante as 24 horas. Hoje houve o movimento extra logo pela manhã – por volta das 7 horas.

Publicidade

Até as 11 horas da manhã, a equipe do PS já havia atendido a maior parte dos pacientes intoxicados.

Mesmo com o fluxo intenso de pacientes intoxicados, o PS está atendendo todas as outras demandas, no entanto alguns procedimentos estão demorando um pouco mais do que o normal, pois parte da equipe está cuidando dos graves casos de intoxicação.

Em casos como este, além de serem atendidos, medicados e receberem soro, os pacientes ficam em observação por determinado tempo. O atendimento é diferenciado de paciente para paciente.

Vigilância ja identificou origem da fornecedora de alimentos

A Vigilância Sanitária de Pindamonhangaba já identificou a empresa que fornece refeição para essas empresas.

A equipe está no local do preparo dos alimentos fazendo apuração de todos os procedimentos, para ter o laudo técnico do armanezamento, preparo, embalagem, entrega e outras etapas do processo, além de fornecedores etc.

A suspeita é que a origem do problema esteja no lote de refeição entregue no dia 15 de janeiro (estrogonofe e carne de porco).

Além do PS Municipal, existem trabalhadores que deram entrada em hospital particular do município. Por se tratarem, até o momento, de dezenas de pessoas é possível que existam pacientes em outros hospitais e clínicas de cidades vizinhas.