Início São José dos Campos Serviço de apreensão já capturou 78 animais de grande porte em São...

Serviço de apreensão já capturou 78 animais de grande porte em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Implantado pela Prefeitura de São José dos Campos em janeiro do ano passado, o serviço de apreensão de animais de grande porte realizou até agora 448 atendimentos, que resultaram em 78 apreensões, sendo 20 bovinos, 57 equinos e 1 ovino.

Do total de apreensões, 39 animais foram resgatados pelos proprietários, que pagaram uma taxa administrativa de R$ 500 por animal, além de encargos administrativos, como diária, transporte e registro. Todos os animais receberam microchip de identificação, que facilita a localização em caso de reincidência.

O serviço tem o objetivo de recolher animais soltos ou amarrados em locais públicos, sejam saudáveis, debilitados, feridos, acidentados ou mortos em vias públicas, além dos que estiverem sofrendo maus-tratos.

Além da apreensão, o serviço garante a guarda, tratamento veterinário, alimentação e posterior destinação de animais de médio e grande porte, como suínos, caprinos, ovinos, bovinos, equinos e similares.

O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana. A empresa contrata pela Prefeitura é acionada através da Central 156 ou COI (190). Os animais são transportados em veículo apropriado para resgate ou apreensão, em condições de uso e higienização, sem riscos de fuga no trajeto até o local da guarda.

O endereço do abrigo não é divulgado por questão de segurança, pois trata-se de animais de interesse econômico.

Destinação

O proprietário do animal apreendido tem prazo de 5 dias para requisitá-lo junto ao Centro de Controle de Zoonoses, devendo apresentar prova de propriedade por documentação, fotos e testemunho. Após a conferência, o proprietário poderá regatá-lo mediante pagamento de taxa de manutenção no valor R$ 500,00 por animal e demais encargos previstos em lei.

O serviço de apreensão de animais de grande porte integra as ações do programa de Bem Estar Animal implantado pela Prefeitura.

Publicidade