Início São José dos Campos Ponte estaiada chega a 95% com início do fechamento do arco em...

Ponte estaiada chega a 95% com início do fechamento do arco em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Entre as festas de Natal e Ano Novo, a Prefeitura de São José dos Campos prosseguiu intensivamente com a construção da ponte estaiada, na região oeste da cidade. Na segunda-feira (30), começou o fechamento do Arco da Inovação. A cargo da Queiroz Galvão, a obra está com 95% de execução realizada e tem previsão de entrega para 30 de março.

Atualmente, as equipes da empresa responsável estão trabalhando em diversas frentes. Entre os serviços em andamento, estão a instalação das formas e da armação no topo do mastro para a posterior concretagem e os trabalhos de estrutura nas rampas.

“É uma obra fantástica de engenharia, e fico orgulhoso quando passo em frente e vejo que São José está em sintonia com a modernidade”, afirmou Rômulo Loureiro, morador do Jardim Aquarius. Na opinião dele, a ponte estaiada é um exemplo de boa gestão, que pensa a cidade no presente e também no futuro.

Diariamente, 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus. Ao todo, são 180 mil veículos que circulam pelo local. Diminuir o tempo e o cansaço da rotina diária no principal ponto de congestionamento da cidade serão os principais ganhos com a nova ponte.

Projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, premiado internacionalmente, o Arco da Inovação terá dois viadutos, que ligarão a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João (superior) e Cassiano Ricardo (inferior). Esses acessos ficarão em formato de X.

Publicidade