Início São José dos Campos GCM de São José dos Campos conquista prêmio, título, respeito e excelência

GCM de São José dos Campos conquista prêmio, título, respeito e excelência

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Prêmios, conquistas inéditas, reforço no efetivo e reconhecimento da população pelo bom serviço prestado no dia a dia. O ano de 2019 foi especial para a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos.

Em setembro, a Prefeitura fez história novamente e foi a única instituição pública do Brasil a receber o Prêmio Empresa Inovadora Destaque 2019.

O troféu foi conquistado com o projeto da frota 100% elétrica da GCM, iniciativa pioneira instituída pela atual Administração em 2018 e que já virou referência em várias cidades do país.

No total, foram concedidos 22 prêmios, sendo 21 para empresas, durante a abertura do Innovation Brazil Leaders Forum 2019, 1º Encontro Anual de CEO’s e líderes de empresas inovadoras em produtos, processos e gestão de pessoas.

Olimpíadas

Dois meses antes, em julho, outro título inédito, desta vez na área esportiva, ao amealhar a 10ª edição das Olimpíadas, vencendo corporações de todo o Estado de São Paulo.

Também disputou prêmio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de boas práticas para a primeira infância com os programas Anjos da Guarda e Caminhos do Esporte, desenvolvidos junto a alunos da rede municipal de ensino.

O pioneirismo foi uma tônica de 2019. No segundo semestre, foi a primeira GCM do Brasil a receber autorização do Exército para importar pistolas calibre .40.
As armas de origem austríaca possuem a maior tecnologia e melhor calibre no mundo atualmente e deverão ser entregues no primeiro trimestre de 2020.

Reforço

No trabalho do dia a dia também houve reforço, com a incorporação de 100 novos guardas.

O concurso previa a contratação de 50 agentes. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

Com o novo grupo, a GCM chegou a um efetivo de 366 homens e mulheres.

A corporação, que completará 32 anos em 2020, mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.

Líder em segurança

O ano de 2019 também foi especial em relação à aprovação dos munícipes em relação ao trabalho executado pelos guardas.

São José se mantém em primeiro lugar no ranking das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo no grau de satisfação da população com a segurança, de acordo com pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), realizada no 3º trimestre de 2019.

O serviço tem 67% de aprovação contra 56% no levantamento feito no último trimestre de 2016, antes da implantação do São José Unida. Também na comparação com aquela pesquisa, o índice de bom e ótimo subiu de 19 para 31%.

A cidade já havia conquistado a liderança na área de segurança nos levantamentos do primeiro e do segundo trimestres de 2019.

A GCM, por sua vez, mantém a liderança há quatro pesquisas.

Os levantamentos Indsat são realizados a cada trimestre. Os resultados do quarto trimestre de 2019 serão divulgados agora em janeiro.
O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir de avaliação feita pelos próprios moradores pesquisados. Foram ouvidos 600 munícipes.

Modernização

A modernização das frotas de veículos e a melhoria da estrutura de trabalho dos funcionários da Secretaria de Proteção ao Cidadão e da Guarda Civil Municipal reforçam as ações do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade no município, o que tem acontecido de acordo com os estatísticas divulgadas mensalmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Sob a liderança da Administração, participam do programa a Guarda Civil Municipal, DPPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Desde o início do atual governo em 2017, a GCM passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura.

Foram incorporados novos agentes e adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado diariamente à população.

O grande destaque é a frota, já que a GCM de São José é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

Publicidade