Início Pindamonhangaba Novo sistema tecnológico reduzirá invasão de caminhões em vias municipais

Novo sistema tecnológico reduzirá invasão de caminhões em vias municipais

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou a contratação de uma empresa especializada na informatização da fiscalização de trânsito e integração com nova tecnologia de controle do pedágio municipal.

O objetivo da ação é trazer melhor fiscalização ao tráfego de caminhões de fora do município, reduzir a evasão de pedágio da Via Dutra e tráfego de caminhões em vias municipais, melhorar a conservação asfáltica de suas vias e ainda trazer mais segurança com a integração ao sistema Detecta do Estado.

Os serviços serão executados pela empresa DCT Tecnologia e Serviços com investimento anual de R$ 272 mil. “Teremos um ganho enorme pois a autuação será digital, evitando erros de identificação do auto, aumentando a agilidade e utilizando de mais tecnologia para coibir abusos praticados por motoristas que insistem em infringir a lei. É o início de uma nova era para o controle de tráfego na cidade pois podemos interligar com outros aplicativos e futuramente teremos uma unidade móvel de monitoramento”, afirmou o secretário de Segurança, José Sodário Viana.

Com o novo sistema, os caminhões e carretas que não são da cidade e que entram em Pinda para fugir do pedágio da Via Dutra, terão suas placas identificadas automaticamente pelo sistema e serão autuados eletronicamente se persistirem em circular pela via municipal. O pedágio da Estrada do Atanásio deixará de ter controle pela cancela. Os condutores de veículos licenciados em outras cidades sem autorização para tráfego no local, deverão se orientar através de um painel com instruções para obter a guia de pagamento de pedágio, através de um sistema rápido e fácil. Os condutores que não acessarem o sistema para pagamento da guia do pedágio terão os veículos autuados e multados (infração grave) por evasão de pedágio.

O município possui o Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019 e um aplicativo para obter isenção do pedágio. Por meio do sistema, o cidadão que possui veículo pesado poderá solicitar o cadastro e estar em dia com a regularização do município através da Autorização Especial para o Trânsito de Caminhões (AETC).

O prefeito Dr. Isael Domingues lembrou que quando assumiu a gestão da cidade sua determinação foi investir na evolução digital. “Implantamos o sistema de gestão de Saúde, que trouxe muita economia para a cidade. Depois avançamos na ouvidoria com aplicativo e-Ouve, onde o munícipe não precisa sair de casa para protocolar suas demandas. Implantamos o Wi-Fi em espaços públicos e escolas e agora chegou a hora de avançar no trânsito e segurança”, frisou o prefeito.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A diretora de Trânsito Luciana Viana lembrou que as vias prioritárias de rota dos caminhões são além da Estrada do Atanásio, a rua Suíça e o Anel Viário. “Estudos apontaram que por hora cerca de 250 caminhões circulam por esses locais, já estamos reduzindo e vamos deixar somente aqueles que são da cidade ou que para cá destinam sua carga”.

Dr. Isael ressaltou que a nova fiscalização trará outras duas melhorias na área de segurança e conservação das vias. “O novo sistema contribuirá com a segurança da cidade pois integrado ao Detecta, os veículos com queixa de roubo ou furto também serão facilmente identificados, além de contribuir para mais durabilidade do piso asfáltico, que receberá número menor de carretas e caminhões”.

Publicidade