Início Variedades 2020 promete trazer boas expectativas para o investidor em Renda Variável

2020 promete trazer boas expectativas para o investidor em Renda Variável

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O ano que vem, a bolsa de valores deverá ser a menina dos olhos do mercado financeiro. Os analistas estão com boas expectativas para o desempenho do Ibovespa, principal índice da Bolsa Brasileira – B3. Os especialistas acreditam que o índice atinja o patamar dos 140 mil pontos até o final de 2020.

As perspectivas positivas são fundamentadas em diversos fatores conjunturais, dentre eles o crescente número de investidores na bolsa (mais 1,5 milhão de investidores pessoa física) e o juro base em piso histórico, bem como um cenário político mais favorável à aprovação das reformas necessárias que farão a economia brasileira voltar a crescer.

Para Paulo Naressi, sócio da Plátano Investimentos – maior e mais antigo escritório credenciado à XP Investimentos com sede em São José dos Campos – o próximo ano será marcado por uma migração ainda maior de capital da poupança e outros produtos de renda fixa para a renda variável, tendo como principal destino a bolsa de valores.

“Com a taxa Selic em 4,5%, a Renda Fixa perde atratividade, já que os ativos atrelados a ela deixam de ter rendimento satisfatório, passando e render, muitas vezes, até mesmo menos que a inflação, o que absolutamente não é aceitável. ”, explicou Paulo Naressi.

Este fluxo de capital da renda fixa para a renda variável – notadamente para o mercado de ações – já é uma realidade para a Plátano Investimentos.

“Houve um aumento expressivo na procura por ativos de bolsa na casa dos 100%, ou seja, dobramos a alocação em renda variável em 2019, e pretendemos dobrar novamente em 2020”, revelou Paulo Naressi.

Os analistas da XP Investimentos fazem projeção de que o índice chegue aos 140 mil pontos no final de 2020. Este ano, o indicador já ultrapassou a marca histórica dos 100 mil pontos e está em atuais 110 mil pontos. O anúncio do crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – com nova projeção para o ano que vem na casa dos 2,32%, contribui com o cenário otimista.

Para a Plátano Investimentos, com experiência de mais de 15 anos do mercado, o IBOV sustentará o movimento altista, partindo do patamar atual de 110 mil pontos para alcançar os 140 mil pontos no fim de 2020.

“Acreditamos que o governo manterá a agenda de aprovação das reformas necessárias, o que eventualmente ocasionará o retorno do capital estrangeiro, alavancando o mercado de renda variável e pressionando o câmbio de volta para a casa dos R$ 4,00”, comentou Paulo Naressi.

Esse cenário positivo provocou uma também uma demanda do brasileiro em aprender melhor a lidar com o dinheiro. Com a crise, entrou em cena a educação financeira e consequentemente, uma transformação na forma de investir.

“O brasileiro tem procurado cada vez mais educação financeira, entendendo que isso é absolutamente fundamental para que possamos amadurecer como sociedade. Encaramos isso da maneira mais positiva possível, já que proporcionar conhecimento para nossos clientes é um dos pilares do nosso negócio”, finalizou Paulo Naressi.

Publicidade