Início Jacareí Mostra Nexus Container4You reafirma o Vale do Paraíba como polo arquitetônico

Mostra Nexus Container4You reafirma o Vale do Paraíba como polo arquitetônico

Tomoko Miura, José Zanine Caldas Filho e Otávio Nazareth, da Editora Olhares
Publicidade

Maior exposição do gênero na América Latina, que terminou neste fim de semana, contou com 29 ambientes, além de talks e workshops

Entre os dias 8 de novembro e 8 de dezembro, Jacareí foi a capital nacional da arquitetura e engenharia em containers. A solução sustentável, que não usa alvenaria, foi o foco da 1ª Mostra Nexus – Container4You, que contou com 29 ambientes assinados por escritórios de arquitetura do Vale do Paraíba e Grande São Paulo.

Trata-se da maior mostra de design do gênero já realizada na América Latina. No saldo, além de inspiração para profissionais da área ou admiradores, o evento serviu para estreitar relacionamentos, apresentar novos talentos e, principalmente, oferecer estímulo e qualificação ao mercado regional.

Além da exposição dos ambientes, o Grupo Nexus – responsável pela organização da mostra – ainda ofereceu uma série de palestras e debates sobre o tema. No total, foram oito atividades, entre talks e workshops – todos com o foco na qualificação dos profissionais para o nicho da construção sustentável.

Chris Cortez e Felipe Mascarenhas

Os encontros reuniram nomes como os arquitetos Jaime Portugal, Olegário de Sá e a designer Juliana Weiss, todos com escritórios nacionalmente reconhecidos. Os assuntos também foram dos mais variados, passando por dicas para quem pretende ter seu próprio escritório, tendências de design de interiores até o reaproveitamento de água nos projetos.

Pioneirismo

Para o presidente do Grupo Nexus, Kleber Santos, a mostra reafirma a força da arquitetura do Vale do Paraíba. Além disso, ele destaca que a região oferece um importante avanço a um setor da construção civil que surge como solução às questões ambientais, econômicas e de crescimento das cidades.

“A resposta dada por grandes patrocinadores, a força dos parceiros e toda a engrenagem que foi movida para a realização do evento mostram a importância desse trabalho. Conforme a nossa sociedade muda, precisamos adaptar nosso estilo de vida a essas novas demandas”, explica Kleber. “Além disso, a Mostra Nexus – Container4You é prova da qualidade profissional dos arquitetos e decoradores da região, além da excelência das marcas fornecedores que atuam no Vale, participantes do Grupo Nexus.”

Dimensões

Os 29 ambientes da mostra ocupam 1.870 m² de área construída, em 4.000 m² de área total. Cada ambiente contou com projetos de identidade única, que apresentaram diferentes soluções de pisos e revestimentos, entre outros aspectos.

A exposição ainda abordou questões como conforto térmico e aproveitamento de espaços, entre outras particularidades do design de interiores para projetos realizados com contêineres.

Quebrando paradigmas

A mostra de grandes proporções também ajudou a quebrar paradigmas em uma região marcada por ser polo de inovação em diferentes áreas, mas que ainda não havia se aberto para soluções inovadoras na construção civil.

A Mostra Nexus – Container4You mostrou a arquitetos, engenheiros, designers e outros profissionais da área que há uma parcela significativa de soluções que podem ser utilizadas em obras de apelo sustentável. Um marco não só para a região, mas para a arquitetura do país.

Além da realização do Grupo Nexus e Container4you, o evento é apresentado por Dimare Planejados, com patrocínio da Deca, Cebrace, Portinari, Schneider Eletric, Castelatto, Brilia, Belamari, Greenplac, Mestre Marceneiro, Neolíth, ProPainel e Vale Sul Shopping.

Grupo Nexus

O Nexus é formado por um seleto grupo de marcas e empresas do ramo da construção, arquitetura e decoração com a missão de manter uma rede de relacionamento com profissionais do setor (arquitetos, decoradores, paisagistas), além de oferecer benefícios exclusivos e premiações como reconhecimento pelos projetos e atuação. Um dos pilares do trabalho é a responsabilidade social, com ações e mutirões em prol de instituições filantrópicas e famílias em vulnerabilidade social. Além disso, o Nexus estimula a excelência do mercado, lançando mão de pesquisas para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos lojistas. O Nexus também busca o protagonismo do grupo e a valorização do mercado regional, destacando a qualificação dos arquitetos parceiros por meio da realização de eventos e ações de comunicação.

Publicidade