Início São José dos Campos Expectativa e ansiedade marcam Vestibulinho do Cephas em São José dos Campos

Expectativa e ansiedade marcam Vestibulinho do Cephas em São José dos Campos

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

O Cephas (Centro Educacional Hélio Augusto de Souza) realizou, neste domingo (8), na Unip (Universidade Paulista), a prova para as 320 vagas de sete cursos técnicos gratuitos da instituição. Entre os participantes, a expectativa e ansiedade eram os sentimentos que mais se destacavam momentos antes da prova.

A oportunidade de estudar no Cephas atraiu 5.296 moradores de São José, que se inscreveram para o Vestibulinho. As vagas são para os cursos técnicos em Administração (manhã e noite), Edificações (noite), Eletrônica (manhã), Enfermagem (tarde), Eventos (noite), Mecânica (noite) e Química (noite).

Cada turma conta com 40 vagas disponíveis e os cursos mais procurados são de Enfermagem e Administração. A moradora do Jardim Satélite, na região sul, Samara Alves, irá disputar um das 40 vagas para o curso de Enfermagem.

“Sempre quis fazer pediatria e por isso escolhi enfermagem. Vi essa oportunidade no Cephas, estudei e espero que tudo dê certo e eu consiga passar”, contou Samara.

Quem também marcou presença na entrada para a prova foram os pais e parentes dos candidatos, que em quase sua maioria ficou esperando no local até o término do Vestibulinho.

“Minha sobrinha é muito esforçada, sempre pesquisa por bolsas, estuda e faz as provas”, disse Valdecir Guedes, de 45 anos, morador do Jardim Sul e tio da Gabriela, de apenas 15 anos e candidata para o curso de Administração.

“Vou esperar aqui. Falei para ela ficar tranquila, fazer sem pressa e esquecer que eu estou aqui. Pode ser a última a sair, o importante é fazer uma boa prova”, completou Valdecir.

Estudar no Cephas também é uma ótima oportunidade para alavancar um negócio. É o caso do morador do bairro Portal do Céu, na região leste, Carlos Eduardo, de 19 anos. “Vou tentar Administração, estudei e espero passar. Tenho uma microempresa de manutenção e construção e quero ter experiência para administrar melhor a empresa”, disse.

Resultado

O resultado oficial do Vestibulinho está previsto para sair até 20 de dezembro. As aulas têm início em janeiro. Cerca de 2.200 candidatos inscritos participaram do último processo seletivo do Cephas, em junho deste ano.

O Cephas fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José (região sul).

Conheça o Cephas

O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) fundada há 19 anos com a finalidade de oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de Vestibulinho, realizado duas vezes por ano.

O objetivo do Cephas é promover a integração às diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia, visando o permanente desenvolvimento de aptidões para uma vida produtiva e social, além de despertar e estimular a capacidade de visualização e resolução de problemas e o espírito empreendedor.

Fique por dentro das ações que a Fundação e o Cephas realizam em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.

Publicidade