Início São José dos Campos Parque da Cidade sedia caminhada ecológica neste sábado em São José dos...

Parque da Cidade sedia caminhada ecológica neste sábado em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos promoverá neste sábado (30) o evento “Ecologia no Parque”, a partir das 8h30, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na zona norte.

Com o objetivo de enfatizar o papel da natureza para a manutenção da biodiversidade urbana, os participantes farão uma caminhada ecológica em contato com a fauna e a flora e observarão algumas das espécies de pássaros que habitam o local.

A caminhada será guiada por Vagner Luís Camilotti, veterinário, especialista em aves. A fauna silvestre do Parque da Cidade é constituída, principalmente, por mais de 100 espécies de aves.

A atividade será aberta ao público e conta com 30 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas através do link. O ponto de encontro é na portaria principal do parque, que fica fica na avenida Olivo Gomes, 100, em Santana.

Arboriza São José

A ação faz parte do programa “Arboriza São José”, que é desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Biblioteca Solidária do distrito de São Francisco Xavier.

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos.

As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade é a maior área verde localizada na região urbana da cidade, com quase 1 milhão de metros quadrados. É definido em lei como Zona de Preservação por agregar bens de interesse, histórico, cultural, arquitetônico, paisagístico e ambiental.

As trilhas que cortam o parque propiciam caminhadas agradáveis, onde se pode apreciar a natureza e praticar o lazer contemplativo.

O Parque da Cidade possui dois lagos, ilha artificial e uma grande diversidade de animais silvestres como capivaras, esquilos e lagartos, além de várias espécies de aves como papagaios, corujas e viuvinhas, entre outras.

Conta ainda com pista de caminhada, academia ao ar livre adulto e infantil, parquinho para crianças, espaços dedicados a atrações culturais, como o Teatro de Arena e o Museu do Folclore.

Já o pavilhão Gaivotas sedia grandes feiras e eventos culturais e de lazer para a população.

Publicidade