Início São José dos Campos Virada SP chega a São José dos Campos com programação gratuita 24...

Virada SP chega a São José dos Campos com programação gratuita 24 horas

As 24 horas entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro serão marcadas por shows musicais, espetáculos teatrais e circenses, feiras de artes plásticas, festas ao ar livre, mostras de cinema e outras atrações em mais de 15 espaços culturais de São José dos Campos.

Após ganhar o edital e voltar a receber a Virada SP, a cidade foi reconhecida como a Capital da Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo pelos inúmeros investimentos na cultura.

A Virada SP é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do programa Juntos Pela Cultura, com execução da organização social Amigos da Arte, e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

“Diferentemente da simultaneidade habitual, realizaremos a Virada SP em uma cidade de cada vez, na data que melhor convém ao município, de modo a possibilitar um cuidado especial com cada ação. Nossa ideia é promover eventos concebidos especialmente para cada cidade, em locais e ações diversas, com o intuito de receber as diferentes tribos, as diversas faixas etárias e sociais, para agradar ao público em suas variadas preferências”, explica Danielle Nigromonte, diretora executiva da Amigos da Arte. Além de São José dos Campos, outros três municípios, com menos de 150 mil habitantes, foram selecionados para receber a Virada.

Entre os espaços que vão receber as atrações da Virada SP, em São José dos Campos, estão o Galpão Altino, os parques da Cidade e Vicentina Aranha, o Mercado Municipal, o Museu de Arte Sacra, o Teatro Municipal, o Cine Teatro Benedito Alves, o Centro da Juventude, as casas de cultura Flávio Craveiro e Eugênia da Silva, o Cine Santana, o Deck de Anchieta, a Praça Afonso Pena e o Museu Municipal.

Com as atrações distribuídas entre parques, teatros, museus, casas de cultura, mercado e feiras, entre outras áreas, acontecendo simultaneamente, o evento ganha contornos de festival cultural e promete atrair um público diverso e variado para prestigiar a programação durante 24 horas de muita arte e cultura.

Capital cultural

Neste ano, São José dos Campos recebeu do Governo do Estado a chancela de capital cultural. O reconhecimento é resultado dos investimentos da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com uma política sólida nas áreas de formação, difusão e fomento.

Em apenas dois anos, a cidade ampliou o valor do Fundo Municipal de Cultura de R$ 400 mil para R$ 1,5 milhão anuais e realizou 540 oficinas de formação artística, disponibilizando 8 mil vagas nas 10 casas de cultura e 2 museus, entre outras ações.

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte é uma Organização Social (OS) de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da OS, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso e o Museu da Diversidade Sexual, ambos na capital de São Paulo, e o Teatro Estadual de Araras.

Saiba mais em: amigosdaarte.org.br