Início São José dos Campos São José dos Campos intensifica preparação de 30 novos guardas

São José dos Campos intensifica preparação de 30 novos guardas

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou o curso de formação dos 30 novos guardas civis municipais. Além das aulas teóricas, eles estão tendo treinos de defesa pessoal três vezes por semana. Já o curso de tiro defensivo terá início agora em janeiro.

O curso de formação, iniciado em 14 de outubro último, tem 720 horas, com duração de seis meses.

Até abril de 2020, os 30 novos terão aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia, procedimentos operacionais e administrativos, defesa pessoal e treinamento de tiro, entre outros conhecimentos que lhes serão úteis para suas atividades.

Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Após a conclusão do curso de formação, estarão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda civil municipal.

Eles atuarão no patrulhamento nas ruas e nas atividades de preservação de bens, serviços e instalações públicas.

Formação de excelência

Os novos guardas destacaram a importância dos conhecimentos teóricos e práticos que estão adquirindo nas aulas e treinos diários.

“Estou aprendendo bastante nas aulas teóricas e nos treinos de defesa pessoal. É um curso excelente, que será muito útil para que eu possa exercer um trabalho de qualidade em prol da população de São José”, disse Wellington Carvalho, 32 anos.

“Em apenas um mês de curso, já aprendi demais. Vamos sair do curso com uma formação completa”, afirmou Otávio Ponciano, 26 anos.

Reforço

Com o novo grupo, somente neste ano foram incorporados 100 novos agentes –os outros 70 iniciaram o trabalho operacional no primeiro semestre.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto em 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados.

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

A GCM de São José, criada há 31 anos, conta atualmente com um efetivo de 336 homens e mulheres.

Publicidade