Início São José dos Campos Ópera inédita ‘A Chave’ promete emocionar Teatro Municipal em São José dos...

Ópera inédita ‘A Chave’ promete emocionar Teatro Municipal em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

“Esta ópera, como todo teatro lírico, contará uma história que muito nos toca”, enfatizou o maestro Carlos Moreno sobre o seu espetáculo de câmara inédito intitulado ‘A Chave’. A ópera é a atração desta sexta-feira (15) e sábado (16) do Teatro Municipal e será apresentado a partir das 20h nos dois dias.

O ingresso é gratuito e pode ser reservado no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo a partir do dia 13, ou trocado com 1 hora de antecedência na bilheteria.

É a primeira vez que o espetáculo será apresentado ao público. “A raríssima oportunidade de ser o primeiro público a se deixar imergir neste drama, mundialmente falando, é de uma importância e consideração enorme. Todo o feito é dedicado às pessoas que nos assistem”, afirmou o maestro.

A ópera

Com participação de diversos convidados, o espetáculo ‘A Chave’ é inspirado no libreto e música de Carlos Moreno, que aborda uma adoção numa família da década de 1950, em que o filho se revolta contra seus pais adotivos e sai de casa em busca de seus pais biológicos. O espetáculo preserva a força e a origem de cada personagem. O arco dramático se desenvolve em dois atos e quatro cenas, entre o pôr do sol e o raiar do novo dia.

“Em minha trajetória de artista, sempre estive ligado às questões que considero pilares de uma sociedade sadia: a família. Valorizo os corajosos e bravos corações que, por meio da caridade, servem como ponto à existência do outro”, contou o maestro sobre o surgimento de sua inspiração para a peça.

Carlos Moreno já regeu importantes orquestras, como a OSESP, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, OSB e OSSA. Seu currículo traz dois Prêmios Carlos Gomes. Aclamado pela crítica internacional, tem em seu repertório ciclos sinfônicos completos: Beethoven, Brahms, Bruckner, Villa-Lobos – Bachianas brasileiras, Tchaikovsky e um vasto repertório acumulado em 30 anos.

Convidados especiais

Para dar vida aos personagens, o espetáculo contará com os intérpretes Isaque Oliveira (barítono), Alexsander Ribeiro de Lara (pianista), Raquel Paulin (soprano), Hélenes Lopes (tenor), Luciana Bueno (mezzo soprano), Elisa Braga (soprano), Carlos Eduardo Marcos (baixo), Constança Moreno (violinista), Andrey Mira (baixo barítono), Leandro Lui (percussionista), Talita Martins (harpa/órgão) e Mauro Wrona (narrador).

Integram a peça os convidados Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, sob regência de Sérgio Werneck; Orquestra Jovem e Instituto Cultural Luzes da Ribalta; sob regência de William Wanderlan; e Cia Jovem de Dança de São José dos Campos, sob coreografia de Marco Sanches.

O maestro Carlos Moreno destacou essa integração entre os intérpretes e os programas de formação da FCCR. “A ópera ganhou uma importância ainda maior ao perceber que deveria se transformar num projeto de aproximação e convivência com os trabalhos de arte existentes na cidade. Uma valorização local. Ao conhecer o primoroso trabalho realizado na FCCR junto aos projetos, me deparei com um verdadeiro sonho de realização”.

Empolgado, o maestro enfatizou a importância que este espetáculo tem em sua vida. “Esta é uma ópera em que uni toda uma percepção daquilo que identifiquei como uma singela e poderosa forma de dar ao mundo a contribuição que acredito ser necessária. Luz! Muita Luz!”.

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro
(12) 3942-1144

Publicidade