Início São José dos Campos Alunos participam de 3ª Semana de Arte na Escola em São José...

Alunos participam de 3ª Semana de Arte na Escola em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Com o objetivo de oportunizar a experiência artística para alunos da rede de ensino municipal, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, promove até a próxima quinta-feira (14) a 3ª Semana de Arte na Escola.

Apresentações em várias linguagens artísticas, como musicais, peças de teatro além de projetos especiais dos alunos da rede, são algumas das propostas programadas para os próximos dias.

Artistas plásticos da cidade também foram convidados para integrar a Semana de Arte. Eles apreciarão as atividades feitas pelos estudantes e também ministrarão oficinas e apresentações artísticas com o objetivo de favorecer a vivência estética dos alunos.

A finalidade do projeto, que envolve estudantes do ensino fundamental (1º ao 9° ano), é ampliar a aprendizagem oferecendo acesso às diferentes formas de leituras, favorecendo o letramento, a experiência estética e o desenvolvimento de sujeitos reflexivos e protagonistas. A vivência visa ainda garantir a partilha dos saberes entre alunos, professores e artistas locais, conforme o conceito atual que significa considerar todas as formas de linguagem para além da letra.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Intervenções artísticas

Com obra de arte para todos os lados, o corredor que dá acesso as salas de aula da Emef Ildete Mendonça Barbosa, no Residencial União, transformou-se em uma verdadeira exposição, com direito a explicação de cada uma das intervenções artísticas pelos próprios alunos.

João Guilherme Porto, de 8 anos, aprovou a semana diferenciada na escola. “Tudo aqui está muito bonito, aprendi que monocromia são vários tons da mesma cor”, disse.

A atividade ultrapassou os muros da escola. Para que todos pudessem prestigiar as artes elaboradas pelos estudantes, um grupo de alunos do 9º ano elaborou um estúdio, onde foram realizadas entrevistas com alunos e professores, além de edição de reportagens sobre a 3ª Semana de Arte na Escola.

“Nossa intenção é aumentar a comunicação e integrar a sociedade nas atividades da nossa escola. Por meio das transmissões ao vivo e reportagens, conseguimos alcançar toda comunidade”, afirmou Leandro dos Santos Berti.

Publicidade