Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda amplia atendimento no NAP beneficiando educação especial

Prefeitura de Pinda amplia atendimento no NAP beneficiando educação especial

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na terça-feira (5), a assinatura do termo de colaboração com a Organização Social Interação e a apresentação da ampliação das unidades dos Núcleos de Apoio Psicopedagógicos (NAPs) da cidade.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito e secretário de Governo Ricardo Piorino, secretário de Educação Prof. Júlio Valle e o presidente da Câmara em exercício, Carlos Moura Magrão.

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com duas unidades de NAP, nos bairros Bela Vista e Pasin e, por meio deste processo, Pinda passará a ter 4 unidades do NAP: Pasin, Centro, Cidade Jardim e Cidade Nova, abrangendo todas as regiões da cidade, aumentando o atendimento para 500 vagas em vez das 200 disponíveis hoje. Com a descentralização dos serviços, a Secretaria de Educação visa a garantia de acesso e a permanência dos alunos.

O investimento está sendo de R$ 960 mil ao ano e a previsão de início do funcionamento das novas unidades é já na primeira semana de dezembro.

De acordo com o secretário de Educação, Prof. Júlio Valle, este processo objetiva garantir que toda criança com deficiência matriculada na rede municipal tenha o amparo para se desenvolver.

Além de mais unidades, os NAPs estarão mais equipados. Hoje, contam com fonoaudiólogo, psicólogo e pedagogo. Com a mudança, os NAPs irão oferecer aos alunos os serviços de: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicomotrista, terapeuta ocupacional e neuropediatra.

Somado às melhorias no NAP, a Prefeitura vem realizando movimentos de melhoria no atendimento à educação especial. No início de 2017, a rede municipal oferecia: 18 salas de recurso multifuncionais, 2 NAPs, professores de apoio nas unidades escolares, fila de espera de meses e até anos pelo devido atendimento especializado.

Agora, após o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Educação, a educação especial conta com: dotação orçamentária própria, parceria com a APAE, equoterapia, 120 agentes de educação básica e especial, plano educacional individualizado (PEI), e mais dez salas de recurso multifuncional, totalizando 28 salas de recursos multifuncionais.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues a educação é uma prioridade em sua gestão. “Temos investido muito em educação para a formação das nossas crianças e com a educação especial não poderia ser diferente. Se comparamos a realidade de 2017 até os dias de hoje fica claro que a ampliação do atendimento, com qualidade, tem que ser prioridade principalmente para a educação especial. É com muita alegria que assinamos este termo de compromisso com a OS Interação, porque sabemos que vamos oferecer um trabalho muito melhor para nossas crianças”, enfatizou Dr. Isael.

Publicidade